Bacharel pode dar aula de música?

joão marcondes

Bacharel pode dar aula de música?

Sim! Evidentemente depende do nível em que estamos falando! Como assim?

Para dar aula no ensino regular – fundamental ou médio, é preciso ser portador do diploma de licenciatura em música, ou licenciatura em educação artística com habilitação em música. Ou mesmo Licenciatura em educação musical.

Ao ensino infantil, por exemplo, permite-se ao portador de diploma bacharel, em muitas instituições, lecionar. Mas há predileção pelo licenciado.

Em cursos livres, em escolas de música, o diploma de bacharel é suficiente. E há até mesmo escolas desse perfil que sequer cobram graduação. Apenas expertise e experiência no instrumento, e após um processo de entrevista relativamente simples.

Evidentemente em nível de graduação o Bacharel poderá lecionar em seu instrumento, mas dotado de formação continuada, pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

Vale mesmo dentro de uma planificação de carreira designar as ações que pretende realizar quanto músico.

Essa pergunta não deve ser realizada por um bacharel, mas por um ingressante da universidade, um vestibulando. Alguém ainda que esteja planificando realmente o projeto que desenvolverá em sua vida.

Bacharel pode dar aula de música, mas em níveis diferentes do licenciado. Cada qual em sua especificidade. Esse é o ponto crucial! Vamos em frente!

Aqui no Souza Lima temos pós-graduação em Educação Musical! Quem sabe ajuda?

SHARE
Previous articleQuantos anos eu preciso pra me formar em bacharelado se já sou licenciado em música?
Next articleQuero ser produtor musical
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.