As características do Percussionista

O músico que se dedica aos instrumentos exclusivamente de ação percussiva é conhecido como percussionista.

Percutir é o ato de emitir som com as mãos sobre um instrumento dotado de pele, ou por uso de baquetas variadas. Ou na ação de fricção de uma madeira (gambito) presa a uma pele, como no caso da cuíca.

Para a música popular os percussionistas são os instrumentistas que se dedicam ao ritmo. Sinônimo de ritmistas. Instrumentos sem altura definida.

Música Erudita e Música Popular

A música erudita utiliza composições instrumentais variadas ao percussionista, se com altura definida – como o tímpano, sinos e teclas (marimba, xilofone) -, ou sem altura definida – como pandeiros, tamborins, caixas.

A música popular utiliza a percussão como motriz. Uma camada associada a dança, cuja a expressividade prioriza o pulso constante, onde atua o percussionista.

A música erudita do pós-romantismo utiliza a percussão como aliada a expressividade, no campo da intensidade. Cuja dinâmica aporta o elemento orquestral. Favorecendo o fortíssimo, em crescendo ou abruptamente. Compondo timbres em frases em uníssono, e sustentação rítmica em ostinato, quando preciso. Uma escola de música!

Quais as características do percussionista?

Ao percussionista popular: 1) Especialidade em um instrumento (ou congas e atabaques, ou pandeiro, ou zabumba, ou percuteria) 2) Conhecimento de gêneros. 3) Variação em instrumentos do gênero. 4) Conhecimento de grade rítmica. 5) Variações da atuação do percussionista anexada a um baterista. 5) Precisão metronômica. 6) Leitura rítmica. 7) Conhecimento do repertório em que atua. 8) Coordenação motora grossa definida, e independência entre os membros. 9) Criatividade. 10) Conhecimento de forma.

Ao percussionista erudito: 1) Leitura rítmica e melódica. 2) Especialidade em um instrumento. 3) Conhecimento e domínio diversificado dos instrumentos percussivos que compõe a Orquestra. 4) Conhecimento da ação gestual do regente. 5) Conhecimento de estilo e simbologia específica quanto a dinâmica. 6) Comportamento camerístico. 7) Paciência.

Pretende atuar como músico profissional? A série Características do instrumentista propõe auxiliar em sua escolha e dedicação aos estudos.  Aproveite!

SHARE
Previous articleO que é tablatura?
Next articleO que é canção?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.