As características do Guitarrista

joão marcondes

Vamos considerar que guitarrista é o profissional que se adéqua a diferentes situações musicais. Deixamos então a ideia piegas do guitarrista como solista de uma banda. Ou como um artista virtuose. As características do guitarrista então propõem as atividades diversas que esse instrumentista realiza ou pode realizar do mercado profissional.

Precisamos estar preparados?

Quanto a leitura

O guitarrista é alvo de constantes piadas sobre o potencial de sua leitura a primeira vista. A questão se estabeleceu pelo guitarrista aprender por diversos caminhos, que retardam a iniciação pela prática da leitura aplicada ao instrumento, diferentemente de um violino, piano, ou flauta.

Na guitarra aprendemos de ouvido, por tablaturas, assistindo vídeos, observando amigos…

Isso não é ruim. Mas se abandonamos a leitura, precisaremos dela em algum momento. Então, coloque na agenda de estudos.

Quanto a estilo e gênero

Então deve se adequar a um número variados de gêneros, mesmo que seu estilo ressalte aos ouvidos, a atenção quanto a questão deve fazer parte das preocupações de um guitarrista.

Conhecer então grooves variados, elaboração de timbres de acordo com o gênero, domínio de pedais e amplificadores, sistemas eletrônicos, e considerando os valores que contextualizam e justificam a utilização desses equipamentos, que coincide até mesmo nas variações de modelo das guitarras.

Um guitarrista precisa ter instrumentos que atendam sua especialidade e versatilidades.

Na prática de um gênero, o guitarrista precisa conhecer as formações de acorde específicas e peculiares para cada um. Assim como o guitarrista deve saber atuar com as variações de escalas e arpejos que condizem com determinados gêneros – do samba ao rock, ou no samba-rock.

Transcrever solos peculiares a cada gênero é uma excelente alternativa. Para a seguir analisa-lo extraindo informações fundamentais.

Lembrando que estamos falando do músico que vai trabalhar como instrumentista de um artista eclético da música, esse guitarrista também vai lecionar, vai possivelmente trabalhar com jingles e spots, gravar em estúdio…

Da questão da gravação se aprendemos de ouvido, precisamos conhecer as progressões harmônicas através de um bom estudo desse tipo de percepção.

Repertório então?

Isso sem dúvida, conhecer os repertório e clichês de cada gênero.

Pronto para ser guitarrista?

SHARE
Previous articleCursos de Música
Next articleMúsica: Material didático ou metodologia tradicional?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.