As Características do Contrabaixo Acústico

O contrabaixo acústico é um instrumento completo! Faz parte de agrupamentos tão divergentes quanto complementares. Da música erudita ao jazz!

Encanta em sua forma e esplendor técnico, se arqueado na fricção das cordas, ou beliscado no que chamamos de pizzicato! E se se equivale em Alturas com o irmão contrabaixo elétrico, em timbre está para algo novo quando adaptado para música popular.

Você pode até imaginar que se trata de um instrumento idêntico a aquele criado por Leo Fender. Ocorre que o contrabaixo acústico conserva peculiaridades próprias. Não é temperado, possui posicionamento vertical, mão direita específica e disposição de alturas que dependem do desenvolvimento da percepção.

Assim: um contrabaixista elétrico não necessariamente domina o acústico, e vice-versa. Você quer ser contrabaixista?

Vamos conhecer então o instrumento através de seu infográfico?

 

SHARE
Previous articleO que é Conservatório Musical?
Next articleO que é Regional de Choro?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.