As Características do Clarinete

O clarinete é um instrumento extremamente expressivo. Cuja sonoridade possui controle e desenvolvimento técnico perfeito. Aerofone da família das madeiras.

Há uma pequena modificação de timbre na mudança de oitavas, mas algo que passa a característica sonora do instrumento. Uma imperfeição perfeita!

O Clarinete faz parte do corpo orquestral tanto quanto da composição popular, cabendo a prática da improvisação jazzística ao modelo peculiar do choro. Na orquestra foi o último instrumento da família das madeiras a ingressar ao corpo da orquestra sinfônica. Através de orquestrações de Joseph Haydn, no período clássico.

Realiza escalas, e arpejos com facilidade. Embora devemos destacar, que ao contrário da flauta transversal ou do saxofone que emitem o intervalo de 8ª como primeiro harmônico, o clarinete emite o intervalo de 12ª.

Nomes como Abel Ferreira e Paulo Moura permeiam a prática construída sob o clarinete, para o fazer musical brasileiro. Já leu o artigo sobre as principais referências do instrumento para a música brasileira? É um infográfico também!

Transposição

É pautado como transpositor ou si bemol ou la. Para prática da música popular a transposição em si bemol é a mais comum!

Se tiver dúvidas sobre a transposição pode consultar no espaço de pesquisa, há artigos em nosso blog sobre a questão.

O clarinete possui um dos timbres mais belos da música ocidental. Seu coeficiente sonoro é marcante. Vamos ouvir? Para a seguir conhecer suas características através da série SL Infográficos, com textos e pesquisa de minha autoria, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

SHARE
Previous articleDesafinar! A afinação é tão importante assim?
Next articlePreparatório para Vestibular de Música
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.