As características do Baterista

O baterista é o músico que atua com propriedade e expressividade na seção rítmica dos diversos gêneros e estilos da música fonográfica internacional. Vamos para as características do baterista?

Instrumento norte-americano, a bateria possui cerca de cem anos, onde desenvolveu questões estilísticas e técnicas nos diversos ritmos internacionais.

O baterista é hábil em andamentos e formas, que dialogam livremente por um conhecimento prévio adquirido.

Metrônomo

O baterista possui a sensação de tempo bem resolvida. Precisão metronomica. Valoriza-se muito o baterista que possui essa característica. É preciso foco no desenvolvimento desse aspecto, nas características do baterista.

Normalmente o baterista é especializado em um estilo e gênero, atuando nas variações típicas e possíveis combinações.

Por exemplo, um baterista que atua com ROCK possui desenvolvimento de pedal duplo. Algo que um baterista especializado em música brasileira, por exemplo, ignora.

Características:

  1. Instrumento apropriado em medidas para o estilo e gênero que atua.
  2. Baquetas típicas sobre o mesmo propósito.
  3. Desenvolvimento particular com o metrônomo. Para a música fonográfica pop e rock precisão na execução casada com o metrônomo. No Jazz e música brasileira, ser capaz de tocar casado ao metrônomo, pouco a frente, ou pouco atrás do metrônomo.
  4. Saber improvisar de acordo com a linguagem do gênero e estilo que atua.
  5. Desenvolver controle dos quatro membros, na mecânica e coordenação grossa.
  6. Por possuir ampla variação de intensidade, o baterista precisa ser capaz de tocar com qualidade em dinâmicas muito variadas – um mesmo groove do pianíssimo ao fortíssimo.
  7. Desenvolver a percepção harmônica para consolidar a execução da seção rítmica que envolve a prática conjunta com a guitarra e com o contrabaixo. E até com o piano.
  8. Perceber a forma, para realizar as intersecções comuns da troca das seções, preenchimentos, as conhecidas viradas.

Série

A série características do instrumentista segue semana que vem, aprenda mais sobre o que cada músico, de cada instrumento precisa, e escolha como tocar, e quem sabe seu instrumento?

SHARE
Previous articleO Preço (investimento) de uma faculdade de música?
Next articleMúsica: A importância da rotina de estudos
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.