As Características da Rabeca

A Rabeca é Poesia! Poética!

Sublime em movimento! Sublime em constituição! As características da Rabeca fazem dela um instrumento enigmático!  Popular de mais para alguns, para mim especialmente ouço de maneira magnética.

Rabeca, não se deve deixar de mencionar tratar-se do primeiro nome dado ao violino, aqui em nosso país. Depois a Rabeca caminhou ao chão de batido, luthieres a recrearam com diferentes proporções e afinações, enquanto o violino fixou-se na cidade.

Evidentemente que enquanto o violino se ajunta com outros instrumentos para conceber agrupamento, a rabeca faz o chão levantar poeira sozinha nos rincões mais profundos do nosso Brasil.

É verdade que na cultura brasileira poucos instrumentos de cordas friccionadas adquiriram linguagem popular, o violino recentemente tem recebido uma leva de interessados e música popular, mas é exceção. Na França a conversão do violino ocorreu setenta anos antes através do jazz manouche. E em outros países europeus como a Irlanda perto dessa década..

E a Rabeca já estava por aqui! Movendo a música do povo em um fazer peculiar! Um instrumento que toca harmonia para acompanhar o canto! Que toca melodia para enriquecer a voz do cantor em uma prática monofônica.

A Rabeca é outra via do desenvolvimento musical brasileiro que se esgueirou a seguir pela indústria fonográfica.

Friccionados por aqui temos também a Cuíca e o Reco-Reco, e parecem tão nossos esses instrumentos que costumo dizer que não criamos instrumentos, renovamos sua linguagem! E que não adere a tamanha expressividade melódica e popular ritmicamente, não possui o mesmo protagonismo dos rabequeiros em seus folguedos! Viva esse Brasil!

Não o que tristemente hoje estamos vivendo.

Estar aqui nesse BLOG é comemorar e partilhar nossa cultura com cada brasileiro, e cada um que se interessa por nossos mistérios.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Rabeca?

Leia o infográfico que desenvolvemos, com curadoria, conteúdo e pesquisa minhas, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

João MarcondesI

SHARE
Previous articleO que é música popular?
Next articleExiste músico amador?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/