As Características da Bateria

bateria

Está aí um instrumento apaixonante! Mas quais enfim são as características da bateria?

A bateria é um instrumento de origem norte-americana. Está presente na cultura fonográfica brasileira desde meados da década de 1920, embora tenha se consolidado de fato na década de 1950.

O Brasil é o país das múltiplas percussões, e encarar a bateria como um instrumento substitutivo demorou um tanto para os produtores e arranjadores brasileiros.

O instrumento provém de uma coleção de tambores marciais, típico das bandas militares – com malacaixetas, bumbo e pratos. A ideia é que um instrumentista seja capaz de tocar esses instrumentos somados.

Veja só!

Perante a organologia, a bateria, é um instrumento misto, compondo características de um idiofone e membranofone sem altura definida.

Como curiosidade há um segundo instrumento de característica mista perante a organologia: o Pandeiro. E todavia, não se parecem muito visualmente em proporção, mas nesse caso reflita sobre a função e sonoridade que são capazes de emitir.

O Brasil não criou nem a bateria, e muito menos o pandeiro – que provém dos mouros, povo nômade que habituou a península ibérica e o norte da África. Mas nosso país imprime marca sobre a sonoridade dos instrumentos, é incrível perceber.

A bateria e o pandeiro tem sotaque brasileiro. 

Vamos conhecer através desse infográfico que criamos especialmente para definir as partes da bateria. Eu João Marcondes idealizei esse projeto, e tenho como colaborador de design gráfico Jean Forrer.

Além disso aqui em nosso BLOG ao mesmo tempo que há outros instrumentos, há mais publicações sobre a bateria como a série Uma breve história de um instrumento no Brasil – que fornece aos leitores referência estética.

Afinal ouça a música por aqui produzida, isso de fato faz diferença ao ouvidos e aos ouvintes em formação. Boa leitura das Características da Bateria!

#VemProSouzaLima

Tocar, compor, arranjar ou produzir. Gravar, criar ou recriar. O Souza Lima é realmente diferente.

SHARE
Previous articleO que são sílabas de solfejo de altura?
Next articleTem problema ouvir antes de tirar música da partitura?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/