Arranjo musical ou uma adaptação?

arranjo ou adaptação

Arranjo musical ou uma adaptação?

Arranjo é uma ação musical que constitui ou renova os valores de uma obra de outrem – propondo novas camadas, timbres ou texturas harmônicas. Uma adaptação é uma ação musical que preserva de maneira exata a composição de outrem quanto suas camadas.

Fiel a relação musical, tanto de camadas quanto de texturas, uma adaptação se limita a transformar uma obra para um novo agrupamento ou instrumento preservando os protocolos da percepção original da obra.

A confusão entre uma ação e outra se dá pelos próprios músicos, principalmente youtubers. Muitos desses comunicadores-músicos adaptam determinada composição e ao realizar a comunicação de seus produtos chamam erroneamente de arranjo.

Será que desconhecem de fato a diferença entre os dois processos musicais? Ou querem se beneficiar da palavra arranjo ser de compreensão mais fácil?

Difícil saber.

O importante para mim é utilizar desse espaço para um acréscimo no seu conhecimento. 

1| A obra que você está ouvindo em um agrupamento que não é original preserva exatamente os mesmos elementos como protagonista e antagonista? Sim? Então é provável que se trata de uma adaptação.

2| A obra musical trouxe uma nova introdução, outras possibilidades de camadas? Sim? Ou trouxe outras impressões sobre a melodia original? Legal, é possível se tratar de um arranjo.

Ative sua percepção e reconheça se trata-se de um arranjo musical ou de uma adaptação!

Também temos cursos de arranjo!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleNa música há doze notas?
Next articleO que a pandemia deve deixar de lição para os músicos?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/