A música brasileira possui formação instrumental característica?

brasil

A música brasileira possui formação instrumental característica?

Se for assumir ou procurar uma formação instrumental característica para explicar a um estrangeiro sobre a música de nosso país, provavelmente, eu falaria violão e voz.

O Brasil conseguiu de algum meio incluir o violão de náilon e voz como uma comunicação certeira do nosso repertório, e grande parte dos nossos compositores assim realiza sua música.

A música brasileira então possui essa formação característica, por representar síntese – a batucada viva nas cordas do violão de náilon.

Mas quanto grupamentos temos outras ainda mais impressionantes e menos conhecidas internacionalmente. Poderíamos ainda pensar no trio de forró, no grupo de samba, no regional de choro, na bateria da escola de samba, na orquestra de frevo. Nos grupos de timbales típicos da Bahia.

A música brasileira é de uma riqueza impressionante. E de um conteúdo muito representativo para com a música popular internacional. Tanto que mesmo os agrupamentos que não originamos, recriamos concedendo a eles sotaque.

O sotaque rítmico, melódico e harmônico, e até acima de tudo, de expressividade da música que se constitui no território brasileiro. Lirismo é chave tanto quanto quaisquer dos aspectos musicais – da harmonia, melodia ou ritmo. Vide nossos instrumentistas, vide nossos compositores e intérpretes.

SHARE
Previous articleDá para ganhar uma grana tocando em barzinho?
Next articleO que é arranjo musical?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/