A clave de sol é própria para os sons agudos?

A clave de sol é própria para os sons agudos?

A clave de sol é própria para os sons agudos?

Afirmar que a clave de sol é própria para os sons agudos gera uma inconsistência de aprendizagem entre o aspecto da percepção e o aspecto da leitura.

Eu mesmo cresci com essa informação, e entendia então que meu instrumento o violão era um instrumento agudo. Bem, o violão é um instrumento que entre todas as suas cordas soltas apenas uma está acima do dó central do piano que divide as sete oitavas e meia de tessitura do instrumento em duas metades.

Cinco das seis cordas do violão estão abaixo desse ponto que divide a tessitura do piano, e levando-se em conta a corda que foge dessa metade, a nota mi a seguir do dó central, o violão tem uma tessitura de oitava completa, e uma quinta em tessitura extra, e mesmo assim são áreas do registro do violão utilizadas para solo.

A sonoridade principal do violão, aquela que escutamos nas obras de valor escrito e obras fonográficas, está em uma região entre grave e médio-grave. Daí o estudante se depara com essa informação e generaliza. É o mesmo caso de um estudante que pratica saxofone tenor ou saxofone barítono, que canta em coral com voz tenor ou até voz barítono.

A escolha da clave dos instrumentos ocorreu por motivos históricos que vão desde sua origem, até a manutenção de movimentos. A clave de sol usufrui do conceito de escrita transposta.

Transpositores

O violão e a guitarra possuem a mesma afinação como instrumentos transpositores de oitava. Cada som escrito em uma partitura específica de violão que utiliza clave de sol representa um som oitava abaixo.

No caso do saxofone tenor ocorre uma transposição de nona maior. O som escrito para a leitura de um saxofonista tenor representa um som nona maior abaixo.

Uma clave de sol representando sons graves. É um conceito da teoria amplamente aplicado em nossas práticas musicais.

Há aqui no blog quatro publicações específicas para o conceito de instrumentos transpositores. Pesquise a seguir! 

Fato é que não devemos ensinar com base em erro.

Afirmar que a clave de sol é uma clave para instrumentos agudos sem considerar o aspecto da transposição é uma inconsistência teórica incabível para qualquer livro de teoria ou para uma aula de música.

A clave de sol carrega esse paradigma, mas que também se estende a clave de fá, não para sons agudos mais para sons ainda mais graves. O contrabaixo, por exemplo, é transpositor de oitava assim como o violão e a guitarra, todo som escrito ao contrabaixo representa outro som oitava abaixo.

Alguns justificariam que transposição é um assunto avançado, fato até verídico, mas ensinar algo errado que precisa ser corrigido é muito pior e atrapalha.

A clave de sol é própria para os sons agudos? Não! A clave de sol representa os sons agudos em instrumentos como o violino, flauta, cavaquinho, e até o piano, mas pode representar sons graves e médios pelo conceito de transposição ou escrita transpositora.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é leitura relativa em partitura?
Next articleQuais sistemas de escrita musical são utilizados hoje?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.