Qual primeiro gênero musical brasileiro?

Qual primeiro gênero musical brasileiro?

Qual primeiro gênero musical brasileiro?

No meu entendimento um gênero é o resultado final de uma ideia que pode ter surgido com caráter natural coletivo, natural individual, propositivo, ou industrial. A primeira vez que se falou então em música popular, cantada, letra e música então, em notícia foram com as Modinhas – as modas brasileiras, já que o diminutivo foi empregado pelo Brasil ser colônia de Portugal, este sim que se fazia modas.

Veja, tem um tom pejorativo até o diminutivo. E aí vem a questão Domingos Caldas Barbosa, que viveu no século XVIII era este compositor que fazia modinhas em território brasileiro. Particularmente seguindo as considerações de surgimento citados acima  não entendo que seja um gênero musical brasileiro. É apenas uma manifestação cultural de um brasileiro.

A modinha ainda está entre o repertório que realizamos como compositores. Eu mesmo no meu mais recente trabalho visitei o conceito alongado sobre o tempo, muito lírico, de caráter muito refinado presente nas modinhas. Uma peça para quinteto com harpa, contrabaixo e violoncelo, oboé e clarinete, e mesmo percebendo seu eco duradouro de mais duzentos e cinquenta anos, ainda entendo que seja uma linha ininterrupta que reúne todos ibéricos, de ampla influência Moura, algo que forja quem somos, e não algo exclusivo do Brasil.

E se fosse uma pessoa?

Como observação cultural a tendência é considerar a urbanidade, a junção e a forja do brasileiro do início do século XX como quem observou o primeiro gênero musical de nossa lavra e autoria. E aí podemos pensar no choro desde meados do século XIX 1850, até se consolidar nas obras de Pixinguinha – que este para mim sem abandonar suas essências e raízes africanas, foi o primeiro a fazer música brasileira.

Então falaria o choro como gênero instrumental, a seguir o Maxixe e o Frevo como contemporâneos da passagem do século XIX para o XX, e finalmente o samba na segunda década em diante também do século XX.

#VemProSouzaLima  

Esses estudos são derivações da minha dissertação de mestrado: “Transformações histórico culturais e tendências tecnológicas no Mercado da Música Popular Urbana Brasileira – 1902 – 2007”