01 jun Como são os cursos de música?
São muitos caminhos para se aprender música. E para o público, embora leigo, pode-se reconhecer as razões que o trazem a uma escola de reconhecimento internacional e que oferece cursos de música variados.
Vou descrever um pouco como funciona o raciocínio pedagógico na organização dos diversos programas da instituição que sou coordenador pedagógico e assistente de direção.
Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial
O Souza Lima divide seus alunos em quatro ramificações de aprendizagem:
- Formação Cultural
São os alunos (ou pais de aluno) que procuram fornecer aos seus filhos formação. Àquela que não possui objetivo profissional, que valoriza a aprendizagem musical como atributo do desenvolvimento cognitivo ao alicerce da formação cultural humana.
O Souza Lima oferece nos cursos livres de instrumento e musicalização como formação cultural.
- Realização Pessoal
São alunos de outras áreas do conhecimento humano, profissionais ativos ou aposentados, e que procuram a música como realização. Cientes do que a música fornece para humanidade, dedicam-se aos estudos como divertimento, na procura de algo que ficou para trás ou de um recomeço.
Hobby? Sim, com certeza.
O Souza Lima oferece nos cursos livres de instrumento e musicalização como realização pessoal. Mas um aluno com esse perfil pode querer um pouco mais em um curso técnico.
- Profissionalização
O Souza Lima é conhecido por fornecer profissionais capacitados ao mercado de trabalho. Do curso técnico, preparatório para vestibular à faculdade nacional e internacional (que transfere créditos para a Berklee).
A instituição oferece cursos para a profissionalização.
Curso Técnico (com ingresso anual entre novembro e janeiro), Faculdade (com vestibular em novembro, e segunda chamada em janeiro). O Preparatório para Vestibular recebe alunos em duas épocas (extensivo iniciando em fevereiro ou março, e semi-intensivo iniciando em junho).
Há também no Souza Lima Cursos livres pontuais, encontros e simpósios que fortalecem a aprendizagem, e que contribuem com a profissionalização. Como no curso de áudio Cubase ou o programa CD-Áudio.
- Aperfeiçoamento Profissional
O aperfeiçoamento profissional está na Pós-graduação Souza Lima em Música Popular, e em cursos livres que se oferece aprendizagem de questões pontuais. Para um pianista erudito, a música popular, ou a improvisação. Ou a composição, para um formado em instrumento.
Há também extensões universitárias. Encontros. Workshops. Congressos, como o CLAEM – que organizado pela instituição, reúne 16 países latino-americanos, Itália e EUA.
Ajudou?
A publicação “Cursos de música” foi uma solicitação de nossos leitores.
Esse artigo foi publicado em 2018, ampliado e revisado em primeiro de junho de 2022.
#VemProSouzaLima