31 ago Quais as características da Bossa-Nova?
Quais as características da Bossa-Nova?
Bossa-nova é a música brasileira reconhecida internacionalmente. No Brasil, infelizmente, embora haja respeito, a bossa-nova é um estilo isolado de música, afeito a determinada classe social e que teve pouco tempo para se estabelecer antes de uma ampla migração de seus músicos – compositores e instrumentistas, para os EUA.
Hoje em dia até os músicos brasileiros de estilo jazz torcem o nariz para o gênero, o que faz que a bossa-nova seja pouco tocada em nosso país. E por assim, até abandonada pelos estudantes de música. Vai saber!
Os músicos que se dedicam à música instrumental improvisada dificilmente dialogam com o repertório bossa-novista. E o público brasileiro tem mais associação aos que poderíamos chamar de filhos da Bossa-Nova que fundaram o embrião do que se chama MPB, pós-festivais da década de 1960, do que com a matriz.
Provavelmente porque a bossa-nova e seus expoentes elevaram carreiras internacionais, permitindo jovens ocupassem o cenário musical.
A juventude da década de 1960, que se tornou mais ativa, e por si só mais respeitada no território brasileiro assumiu a indústria fonográfica brasileira na década.
Como mencionado após o êxito internacional da Bossa-Nova houve um êxodo, os músicos que a faziam no Brasil mudaram para os EUA – quase a totalidade.
Não espere vir ao Rio de Janeiro ou a São Paulo e encontrar muita gente tocando bossa-nova. Mais fácil encontrar gente tocando choro e samba e os gêneros nordestinos. E a música vigente na indústria fonográfica brasileira no momento.
Harmonia
O fato é que a bossa-nova possui um repertório harmonicamente denso que dificulta a improvisação devido às cadências sucessivas e ao uso de estruturas e extensões na melodia.
Isso sem levar em conta a questão rítmica, ao executar uma interpretação ou improvisação da música brasileira é fundamental se dedicar a rítmica correta.
Eu mesmo já tive negado em grupos que juntavam músicos de diversos países tocarmos bossa-nova para improvisar.
Improvisar músicas da bossa-nova é um desafio grande. De acordo com essa realidade, surgiu um repertório que atendia às ambições harmônicas da bossa nova, mas com maior liberdade como a questão rítmica e até harmônica. Que é o que chamamos de samba-jazz!
J.T. Mereireles
As principais referências da improvisação pós-bossanovista estão nos trios brasileiros, e em músicos específicos como J.T Meirelles.
Ou o Jongo Trio de Luiz Eça.
Ou o violão brasileiro de Luís Bonfá, compositor da canção Black Orpheus (Manhã de Carnaval). E uma das grandes influências para a improvisação do samba-jazz está nas composições de Jonnhy Alf, como “Rapaz de Bem”.
Ou como na música de Maurício Einhorn “Estamos aí”.
A bossa-nova não é a melhor música produzida no Brasil em todos os tempos. Apenas equalizou questões que a elevaram a um padrão internacional. Muito se diz sobre a harmonia, mas também houve a simplificação da melodia. E o mais importante talvez, a consolidação de uma quadratura e forma – ou estrutura composicional, mais próxima a do jazz.
Tenho dito!
#VemPraSouzaLima