20 ago Música não é profissão?
Reverbera entre nós a afirmação de que música não é profissão. Ou que viver de música, é para escolhidos ou para aqueles de família abastada.
Pois bem, música é profissão. E mais que isso, uma profissão muito promissora.
Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial
Áreas de atuação audiovisual tem crescido substancialmente.
Oficialmente a lei Federal 8.685/93, estabelece regras para o investimento na produção e co-produção de obras cinematográficas ou televisivas, audiovisuais e infra-estrutura de produção e exibição.
Lei que foi ampliada com a alteração que delimita em percentual a programação de um canal de TV fechada, que os obriga a produzir séries, dublagens, utilizando mão de obra brasileira, e em território nacional.
Como dizer então que música não é profissão?
Ainda mais se a ouvimos em programações de rádio ou streaming, com bandas, duplas, cantores, compositores, produtores, arranjadores, todos os dias, e compondo repertório novo, canções.
A música trabalha todo o dia, e pode até passar sem ser notada.
Está no cinema, nas novelas, nas propagandas – em jingle e spot. Está nos bares, nas casas noturnas. Está nas escolas. De música e do ensino regular.
Repito: Como dizer então que música não é profissão?
Na internet há alguns que se frustaram com a carreira e prezam por repetir uma visão pessimista da área de atuação do músico profissional.
Você não precisa ser o escolhido para ser músico. Mas você precisa se dedicar, percorrer e realizar caminhos corretos, e sempre estudar…
Quem diz que música não é profissão, dirá também que você não será capaz de seguir seu sonho. E procurará construir barreiras para seu aprendizado. Impor situações que o desanimem. Ou que te animem a percorrer outro caminho por questões financeiras, como se um músico não fosse capaz de gerar renda.
Desenvolvendo esse tema, que até já tivemos em outras publicações, a música é capaz de oferecer a renda de um médico, de um advogado consagrado, e consegue suprir facilmente a média de renda do povo brasileiro.
Desconhecimento?
É impossível afirmar que a área da música não é profissão. Quem afirma isso ou é por má intenção ou por desconhecimento.
Leia a série de Dicas ao futuro músico profissional, a série Quero ser Músico com as área de atuação, e a série Quero ser Músico Entrevista com personagens de cada área de atuação.
#VemProSouzaLima