01 fev Música também têm fake news?
Música também tem fake news?
Sim! Ao que parece a má vontade para com a informação está em todas as áreas do conhecimento ou do interesse humano.
Uma verdadeira tragédia para todos nós, mas especialmente para quem acreditou um dia que a internet substituiria livros, aulas, rádio, televisão, jornais, enciclopédias – e tudo mais que fomenta conhecimento.
E o pior que as vezes concordo que a internet deveria ser instrumento para poucos, e confesso, que me sinto mal por isso.
Na música normalmente as notícias falsas são atreladas a morte de artistas e músicos. E para ser real, o pior no caso da música é aqueles que tratam em seus espaços na internet – blogs e vlogs – opinião como informação séria ou conteúdo de fato.
Gente que se aproveita da pequena notoriedade que a internet as vezes concede para vender cursos, ou palestrar sobre assuntos que não possuem profundidade. Gente que, como disse, trata opinião como informação séria. Essa são de fato as fake news da música.
O pior é o termômetro para detectar esses charlatães que simplesmente inexiste. Seguidores, fãs, como se comportam de fato, acreditam piamente no seu influenciador. Aí mora o perigo. Conteúdo sério deve ser tratado como. E opinião como opinião.
Pensemos nisso?
#VemProSouzaLima
Conhecimento tratado como conhecimento. Opinião como opinião!