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Qual a qualificação para professor de musicalização?

Qual a qualificação para professor de musicalização?

Qual a qualificação para professor de musicalização?

Musicalizar é tornar um ser humano hábil perante a linguagem musical e sensibilização – motora e auditiva.

Independente de faixa etária e condição em ampla ação musicalizadora, o que chamamos de musicalização.

A qualificação do professor de musicalização possui três pontos considerados centrais:

A primeira questão está relacionada à formação acadêmica.

Um educador atuante em instituições de ensino regular, no campo da musicalização, possui licenciatura em música/educação musical ou em pedagogia, com especialidade em educação musical atendendo critérios da secretária da educação para pública ou privada de ensino.

Um professor nesse caso necessita de formação universitária. No entanto, um educador musical, mesmo que formado, precisa se especializar em programas variados e sucessivos a formação universitária.

A segunda questão está na especialização, necessidade comum ao licenciado e ao pedagogo para com as práticas musicais.

Com a legislação vigente para lecionar práticas musicais no ensino regular basta candidatar-se e demonstrar alguma aptidão. Algo falho, correto? Imagina um licenciado em artes plásticas lecionar música? Ou vice-versa, é claro.

Precisa preparação, se a obrigatoriedade em formação específica mantiver-se derrubada, melhor que as licenciaturas regressem para ampla formação, na minha opinião.

Formando então um professor com uma visão panorâmica sobre as artes, e com uma especialidade que lhe condicionou na procura do curso, aquela que lhe foi prévia.

Um curso universitário oferece metodologias e experiências na qualificação para o professor de musicalização?

De certa forma sim.

As metodologias Orff, Dalcroze, Kodally e Suzuki possuem no currículo da licenciatura apresentação, especialmente nos programas de licenciatura em música. Mas não são apresentados no programa de pedagogia, o que de fato é uma perda imensa.

As opções de graduação que o mercado exige, a priori, interagem apenas na brevidade introdutória e demanda do educador, oferecendo um panorama curricular sobre as práticas possíveis no campo da musicalização.

Objetivo

Se o objetivo do formado é atuar com musicalização, será preciso desenvolver-se em uma especialização, ou ainda, uma opção bastante vantajosa os cursos livres oferecidos por diversas entidades e instituições de ensino.

Alguns desses métodos – Orff, Dalcroze, Kodally e Suzuki, que são internacionais, possuem associações no Brasil, que gerem e organizam programas anuais.

As metodologias são pontuadas nos programas universitários, sem que haja muita profundidade, o que reafirma a necessidade de especialização suprindo a formação insuficiente que se dá na licenciatura.

Para os pedagogos interessados em atuar com música, a formação é ainda mais importante.

Nesses casos é preciso comprovar com diplomas a formação para atuação no ensino regular.

A terceira questão abre precedente para profissionais de áreas diferentes da pedagogia e licenciatura.

Para atuar com musicalização em cursos livres, por exemplo, em uma pequena escola de música, se comprova expertise, e predisposição e qualidade de atividade, o que bastaria se  especializar nas metodologias.

Cursando esses programas livres oferecidos com diferentes vieses da musicalização, por algumas instituições, já é possível atender a demanda.

Outras questões:

  • Recomenda-se a qualquer profissional que atuará com musicalização dominar um instrumento harmônico, cantar de forma afinada, e ser capaz de atuar com instrumentos que desenvolvem a coordenação motora fina, e a coordenação motora grossa de quem será musicalizado.
  • Essa postagem foi realizada para atender a uma pesquisa desenvolvida em nosso blog por alguns de nossos leitores, e argumenta de acordo com o que particularmente procuro na contratação de professores atuantes em musicalização infantil para nossa instituição.

NO SOUZA LIMA?

Fundamos em 2019 a Pós-Graduação em Educação Musical com Ênfase em Desenvolvimento Metodológico pela Faculdade Souza Lima, um curso que recebe bacharéis em música, licenciados em outras áreas, musicoterapeutas, e interessados de maneira geral, que eu pessoalmente coordeno.

Se tiver interesse no programa me escreve um email? joao.marcondes@souzalima.com.br

Eu pessoalmente escrevi um método completo de Educação Musical, a parte lúdica que já foi lançada é composta por 47 volumes. Conheça mais, aqui!

#VemProSouzaLima

Publicado em 18 de junho de 2018, revisto e ampliado em 30 de outubro de 2020.