09 jun O que é tônica em música?
O que é tônica em música?
Tônica provém do latim tônus, que significa força. Assim, tônica em música é um som que se relaciona perante um conjunto harmônico ou melódico como centro gravitacional.
Por exemplo: a escala de dó maior, tem a nota dó como tônica. Independentemente da altura que o som estiver se comportará como centro resolutivo, que proporciona estabilidade, que propicia finalização.
Por isso nos referimos ao tom de uma música, que provém de tônica. A tônica de dó maior é a nota dó, justamente o tom é dó maior. Ser maior ou menor se refere-se ao conjunto e não a tônica.
Vale ressaltar que apenas escalas diatônicas possuem tônicas, é uma característica exclusiva desse perfil de conjunto.
Dó maior tem dó como tônica. A escala de dó hexafônica tem a nota dó como fundamental – ponto de partida que oferece nomenclatura para a estrutura.
O modo dó dórico, possui a nota dó como fundamental, sendo comum em organizações modais denominar a fundamental como nota de finalização, finalis. Embora tenha importância, uma nota finalis estabelece finalização com características diferentes de uma estrutura que possui tônica.
Um acorde também possui tônica. Ou seja, a ideia gravitacional permanece entre os conjuntos harmônicos. A partir da tônica de um acorde se estabelece os intervalos que o compõe.
O acorde de C7M – dó maior com sétima maior, possui a tônica nota dó, e mesmo que se encontre invertido, quando o baixo está em alguma das notas que compõe o acorde, a tônica permanece influente perante o conjunto.
Nos acordes é comum tratar como sinônimo tônica e fundamental.
Valeu a reflexão sugerida por um leitor. É um prazer poder contribuir de alguma maneira com sua formação a distância em meio a tudo que estamos vivendo nesse momento no Brasil e no mundo. Bons estudos. E vamos em frente! Fique em casa e quando passar?