20 maio Arranjo musical ou uma adaptação?
Arranjo musical ou uma adaptação?
Arranjo é uma ação musical que constitui ou renova os valores de uma obra de outrem – propondo novas camadas, timbres ou texturas harmônicas. Uma adaptação é uma ação musical que preserva de maneira exata a composição de outrem quanto suas camadas.
Fiel a relação musical, tanto de camadas quanto de texturas, uma adaptação se limita a transformar uma obra para um novo agrupamento ou instrumento preservando os protocolos da percepção original da obra.
A confusão entre uma ação e outra se dá pelos próprios músicos, principalmente youtubers. Muitos desses comunicadores-músicos adaptam determinada composição e ao realizar a comunicação de seus produtos chamam erroneamente de arranjo.
Será que desconhecem de fato a diferença entre os dois processos musicais? Ou querem se beneficiar da palavra arranjo ser de compreensão mais fácil?
Difícil saber.
O importante para mim é utilizar desse espaço para um acréscimo no seu conhecimento.
1| A obra que você está ouvindo em um agrupamento que não é original preserva exatamente os mesmos elementos como protagonista e antagonista? Sim? Então é provável que se trata de uma adaptação.
2| A obra musical trouxe uma nova introdução, outras possibilidades de camadas? Sim? Ou trouxe outras impressões sobre a melodia original? Legal, é possível se tratar de um arranjo.
Ative sua percepção e reconheça se trata-se de um arranjo musical ou de uma adaptação!
Também temos cursos de arranjo!