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Quais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor melódica?

Quais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor melódica?

Quais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor melódica?

Primeiro precisamos recordar que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico menor responde a três escalas menores: menor primitiva, menor harmônica e menor melódica.

Lembre-se que a primeira frase pode parecer repetido se já leu os demais textos, mas alguém pode chegar aqui neste texto e tê-lo como primeira leitura.

Você já leu a série sobre tríades? São 4 publicações: tríades na escala maior, menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. E já há outras três sobre tétrades.

Nelas já tratamos que são doze campo harmônico menor, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), baseado em trinta e seis conjuntos.

Os acordes, tríades e tétrades, são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala, cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes. A tétrade é fruto de três sobreposições de teça (F – 3 – 5 – 7).

Sendo assim quando tétrades o campo harmônico menor, levando-se em conta a escala menor melódica forma:

I – Tríades menor com sétima maior

II – Tríade menor com sétima menor.

bIII Tríades aumentada com sétima maior

IV e V- tríade maior com sétima menor

VI e VII – Tríade diminuta com sétima menor ou tétrade meio diminuta, como podemos chamar.

Lembre-se que a aplicação do bemol nos graus refere-se a comparação com uma escala maior homônima – Observe abaixo que em comparação ao grau o III, VI e VII estão meio tom abaixo, independente de ser sustenido ou bemol, o importante é a comparação entre graus homônimos.

Dó ré mi fá sol lá si – I II III IV V VI VII

Dó ré mib fá sol lab sib – I II bIII IV V bVI bVII

Em lá menor:

Am(7M) Bm7 C+(7M) D7 E7 F#Ø G#Ø

Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:

Em mi menor:

Em(7M) F#m7 G+(7M) A7 B7 C#Ø D#Ø

Em si menor:

Bm(7M) C#m7 D+(7M) E7 F#7 G#Ø A#Ø

Em fá sustenido menor:

F#m(7M) G#m7 A+(7M) B7 C#7 D#Ø E#Ø

Em dó sustenido menor:

C#m(7M) D#m7 E+(7M) F#7 G#7 A#Ø  B#Ø

Em sol sustenido menor:

G#m(7M) A#m7 B+(7M) C#7 D#7 E#Ø  F#Ø

Em ré sustenido menor:

D#m(7M) E#m7 F#+(7M) G#7 A#7 B#Ø  C##Ø

Em lá sustenido menor

A#m(7M) B#m7 C#+(7M) D#7 E#7 F##Ø  G##Ø

*O conceito dos dobrados sustenido, que não participam das cifras, permanece, é preciso então enarmonizar o tom, ou apenas o acorde.

Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:

Em ré menor:

Dm(7M) Em7 F+(7M) G7 A7 BØ  C#Ø

Em sol menor:

Gm(7M) Am7 Bb+(7M) C7 D7 EØ  F#Ø

Em dó menor:

Cm(7M) Dm7 Eb+(7M) F7 G7 AØ BØ

Em fá menor:

Fm(7M) Gm7 Ab+(7M) Bb7 C7 DØ EØ

Em si bemol menor:

Bbm(7M) Cm7 Db+(7M) Eb7 F7 GØ AØ

Em mi bemol menor:

Ebm(7M) Fm7 Gb+(7M) Ab7 Bb7 CØ DØ

Em lá bemol menor:

Abm(7M) Bbm7 Cb+(7M) Db7 Eb7 FØ GØ

Resumo feito! Finalizamos essa etapa! Devo seguir com as extensões de acorde? Já fiz essa publicação na verdade.

#VemProSouzaLima