09 out O que é uma série dodecafônica?
O que é uma série dodecafônica?
Série dodecafônica é uma coleção das doze alturas cromáticas presentes na prática da música ocidental, apresentadas ou dispostas sucessivamente, sem que se repitam até que esteja completada a apresentação, um ciclo.
A prática dodecafônica descarta na sucessão das doze alturas cromáticas as estruturas de tríades maiores e menores, típicas da música de aspecto diatônico.
Por exemplo, nenhuma composição das doze tríades maiores ou das doze tríades menores em posição fundamental ou invertidas, primeira ou segunda inversão, serão apresentadas na coleção dodecafônica.
Dó mi sol ou mi sol dó ou sol do mi. Ou quaisquer das outras onze tríades maiores, e das outras doze tríades menores, serão parte dessa combinação.
A partir dessa coleção, assim como escolhemos uma escala ou tonalidade para compor algo diatônico, partimos dessa série assim ordenada para compor uma obra serial, que remeterá ao atonalismo, prática típica da música do século XX.
Referências auditivas: Arnold Schoenberg e Anton Webern.
O criador
Coube ao primeiro a criação do sistema, Schoenberg inclusive justifica o dodecafonismo em valores sociais remetendo as perseguições que o povo judeu sofreu nas grandes guerras mundiais, e como na realidade todos são iguais, não havendo hierarquia entre as notas como há no sistema diatônico, planificou uma proposição estética que qualificasse a utopia de um mundo igualitário.
Embora ao meu gosto em particular quanto a prática musical prefiro Webern aplicando o dodecafonismo, que o próprio Schoenberg.
Perguntas: É possível utilizar dodecafonismo, ou a inspiração dele em obras diatônicas?
Sim! Podemos em todos os espaços da criação utilizar do que melhor considerarmos, se em textura homofônica, polifônica ou monofônica, se quanto ao tonalismo ou atonalismo e suas vanguardas. Eu mesmo na obra O indelével prenúncio das águas, Rio e a Cidade utilizo práticas diversas, e em dado momento uma inspiração dodecafôncia, está a partir de 4:30.
Gostou da publicação?
Sempre que curtir compartilhe com colegas! Isso contribui de maneira determinante com a manutenção do BLOG!
E sempre! #VemProSouzaLima
*Preferia na imagem que ilustra a publicação um Kandinsky, mas não consegui imagem de qualidade. A preferência se dá pela amizade que o artista plástico tinha com Schoenberg.