24 jun O que é Banda Sinfônica?
O que é Banda Sinfônica?
Um agrupamento musical ocidental composto de apenas instrumentos de sopro – metais e madeiras, e percussão, mas ocasionalmente cordofones – harpa e contrabaixo, é chamado de Banda Sinfônica. Com um número muitíssimo variado de instrumentos, grupos profissionais de 60 a 90 musicistas.
Banda é um termo de herança dos agrupamentos militares. Desses que se movimentam em linha, coreografam ao se apresentarem. As chamadas Bandas Marciais tinham conotação específica militar, no Brasil, por exemplo, ao exército, marinha, aeronáutica, polícia militar e corpo de bombeiros.
A Banda Sinfônica tem origem europeia, posterior a Orquestra Sinfônica em projeção, afinal a Orquestra Sinfônica tem seu nascimento marcado desde de sua constituição à apreciação. E a Banda Sinfônica como dito constituiu-se como agrupamento marcial, de entretenimento ao corpo militar, de festejo, e para apenas a seguir adentrar as salas de concerto para realizar ou procurar desenvolver composições artísticas.
Seu repertório original compõem-se por marchas, dobrados, e temas fúnebres.
Obras exclusivas e dedicadas ao corpo datam apenas do século XX. Podendo sim ter em execução obras destinadas a Orquestra Sinfônica e outros agrupamentos de diferentes períodos, mas tratando-se de repertório adaptado.
A inventividade dos compositores do Século XX trouxe inovações e experimentalismos ao agrupamento. Seu repertório dedicado data apenas do século XX.
O Brasil possui diversas Bandas Sinfônicas, algumas premiadas internacionalmente. A mais famosa delas a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta continuamente em temporada ano a ano.
As fanfarras são os agrupamentos de origem escrita mais proliferados no território brasileiro. E se comunicam diretamente com o presente agrupamento. Sendo fundamentais para a formação do músico
A série de Infográficos do Souza Lima traz para você o quarto agrupamento de nosso BLOG. Aqui já tratamos da Orquestra Sinfônica, da Big-Band e do Coro. Você já leu algum?
Vale conhecer mais um desses trabalhos instrutivos!
O Souza Lima vai até você! Mas se puder #VemProSouzaLima! Aprecie o infográfico: