02 jun Existe curso técnico em Produção Musical?
Existe curso técnico em Produção Musical?
Sim! No Souza Lima recém lançamos o primeiro programa Técnico em Produção cultural com ênfase em produção musical do Brasil. Eu mesmo, Professor João Marcondes, cuidei da construção do programa com a finalidade de formação do produtor musical!
Trata-se de um programa criado com intuito de especializar o futuro músico profissional para as dinâmicas dos estúdios de gravação, de criação publicitária, de produção fonográfica quanto a composição e arranjo. E que promove desde o início do programa inserção ao mercado de trabalho.
No programa técnico o estudante desenvolverá estética; técnica de gravação, mixagem e masterização; liderança; legislação e curadoria.
O programa capacita imediatamente o estudante para as ações do mercado fonográfico através de equalização aos processos fonográficos.
Trata-se de uma premissa do programa de como a música é estruturada conceitualmente. Para que na escuta o futuro produtor musical, em seu ambiente de origem, possa desenvolver a obra que convém.
A Teoria das Camadas é parte fundamental da construção de um fonograma, perante a Homofonia – organização musical proveniente do período Clássico que prevê melodia e acompanhamento, contraposição ou contracanto.
Qual a função do produtor musical?
A função de um produtor musical transita em liderar, arregimentar, idealizar, processos para a produção de um show, de um álbum, de um clipe, de uma gravação ou de uma obra musical diversa – que eventualmente possa contribuir com outras artes.
Quando começamos?
A primeira turma iniciou em 2020, fevereiro. O processo seletivo ocorre em janeiro e julho. Vamos conhecer mais sobre o programa, clicando no link abaixo, ou entre em contato com a coordenação por e-mail direto. A próxima turma inicia em fevereiro de 2021. Vamos lá?
Está no planejamento de ensino desenvolver plenamente as ações desse futuro músico! E a marca Souza Lima habilita a inserção rápida no mercado através de um programa renovador, que confere após 800 horas de estudo, organizados em dois anos, diploma reconhecido pela Secretária da Educação, e MEC.
Existe curso técnico em produção musical! E será muito bom recebe-lo!
O que se estuda quanto a disciplinas?
São vinte matérias organizadas em dois anos de estudo.
Introdução a Produção Musical – Estabelece os alicerces da prática do produtor, alavancando os pontos que são desenvolvidos ao longo da estada do aluno no programa.
História da Produção Fonográfica – Como a produção fonográfica se estabeleceu no Brasil, quando começaram as gravações, e qual o impacto perante a cultura brasileira.
Estilo e Gênero – Jornalistas parecem não saber a diferença entre estilo e gênero musical, mas nós produtores precisamos, então essa disciplina descreve os elementos cruciais presentes nos fonogramas, e como desenvolvê-los em terceira camada.
Teoria Aplicada – Estudo da teoria musical baseado na aprendizagem de um programa de edição de partituras denominado SIBELIUS – capaz de produzir parte de fonogramas, e amplamente utilizado para pré-produção.
Um programa organizado por um produtor musical, sacou a diferença? Sabendo tudo de que precisamos.
Organologia – Prática dos instrumentos musicais, como organizar produções, como escrever para determinados instrumentos, ou como orientá-los de maneira clara apenas usufruindo de oralidade.
Arregimentação e Liderança – Aqui se estuda a regência, a condução de músicos nos espaços de atuação do produtor musical, nos estúdios, palcos, e outros espaços. E também se prática a boa escolha dos músicos por fraseado musical, por afinação, por desenvoltura técnica.
Roteiro e Produção Fonográfica – Momento de produção musical, onde os estudantes produzem um disco de um autor, ou intérprete. Não sem antes discutir orçamento, e quanto são os custos nas diferentes formas de se produzir um álbum.
Legislação e Curadoria – Leis de incentivo? Sim, precisamos como produtores atentar a questão e saber dialogar e produzir materiais conforma a legislação brasileira em prol da cultura, em nível municipal, estadual, e federal.
Desenvolvimento de processos criativos – Como criar? Como desenvolver-se quanto a letra de música ou quanto a instrução de desenvolvimento melódico? Os processos criativos podem ser estimulados.
Prática de Home-Studio – Como produzir sem sair de casa? Como desenvolver um ambiente ideal para constituir criação, para desenvolver prática musical prévia ou posterior. Aqui se utiliza PROTOOLS.
Gostou? Esse é o primeiro ano do programa! São apenas dois! E em 2021 teremos também o curso em horário noturno.