08 abr Qual a diferença entre compasso e métrica?
Qual a diferença entre compasso e métrica?
Rodei pela internet um tanto e percebi que as publicações textuais e vídeos dos diversos mega conhecedores de música, não responde a questão.
Métrica é medida organizacional do pulso constante. É uma forma de reduzir a percepção para um fragmento, que facilita a organização da escrita musical e até da execução.
A ideia de percepção métrica provém então de um instinto humano de organização. E ocorre que a forma de organizar pulso constante faz parte também da gramática musical.
Em uma fórmula de compasso, ou signo de compasso, que se apresenta a seguir da clave em uma partitura propõem-se uma relação para consolidação do que chamamos de compasso. Sabe? Dois por quatro, três por quatro, quatro por quatro?
Frações ou orientações
Não são frações matemáticas, esses números (dois por quatro; três por quatro) são composições de compasso.
Dois por quatro quer dizer métrica binária, dois tempos, composta com a figura quatro, a semínima. Poderia organizar a gramática em dois por dois, que indica métrica binária com representação agora da mínima como unidade de tempo.
Ao realizar a composição proposta pela fórmula de compasso, temos um compasso. Então compasso é a realização gramatical proposta por quantificador métrico e qualificador de unidade de tempo na gramática musical.
Não se percebe ouvindo a diferença entre dois por dois e dois por quatro, o que se percebe em escuta é tratar-se de um compasso binário, de dois tempos. Se percebe então a métrica. A escolha pelo qualificador dois ou quatro é pessoal, e até pode-se dizer cultural, nunca perceptiva.
Compreendeu?
Fórmula de compasso não representa andamento. Isso é outro assunto. Normalmente andamento surge com termos do italiano – alegro, presto, prestíssimo, largo; ou com BPM – batidas por minuto. BPM = 80; significa oitenta pulsos constantes no espaço de um minuto.
E isso pode ser representado por qualquer figura basta a orientação. Mínima igual a oitenta; ou semínima igual a oitenta BPM.
Vamos avançando!