PRÊMIOS AOS MELHORES ALUNOS DO V CLAEM 2014 COM BECAS PARA CURSOS E WORKHOPS
1 – MISHELLE VILLAROEL – violin / EPA/Bolivia – BOR – BRASIL
2 – CARLOS PENA – piano /EIR / VENEZUELA – TAMABA – TANGO – ARGENTINA
3 – GABRIEL ALVA – percusíon /UPC – Festival de PUERTO RICO – PUERTO RICO –
4 – MELODY MAZZACANO – voz / TAMAMBA MB JAZZ – BRASIL
5 – JOSE ANDRE MONTAÑO – piano / BOLIVIA MB JAZZ – BRASIL
6 – GABRIEL ARAYA – bateria / ARGENTINA / MB JAZZ – BRASIL
7 – GABREL PALIAO – piano / Pjazz / CHILE / TAMABA –TANGO – ARGENTINA
8 – ERICK DE LEON – sax / UNICACH (MEXICO) FESTIVAL PUERTO RICO – PUERTO RICO
. 9 – JUNIOR ROA – Guitarrista – Arequipa Peru / Concierto de Kurt Rosenwinkel – COLOMBIA
10 – GERMAN DAMIANICH – Guitarrista – Argentina. Concierto de Kurt Rosenwinkel – COLOMBIA
11- OSCAR GOMEZ –bateria – Fernando Sor – COLOMBIA – BOR – BRASIL
5o Congresso Latino Americano de Escolas de Música – CLAEM
22 – 25 Abril 2014
UPC Monterrico – Lima – Peru
O professor Antônio Mário Cunha juntamente com o professor Dr. Marcelo Coelho estiveram presentes ao 5o. Congresso Latino Americano de Escolas de Música – CLAEM, realizado entre os dias 22 e 25 de abril de 2014 na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas – UPC Monterrico, em Lima, Peru. O congresso faz parte das atividades programadas pela ALAEMUS – Associacion Latino Americano de Escuelas de Música – Associação fundada pelo professor Antônio Mário Cunha e o contrabaixista peruano radicado nos Estados Unidos Oscar Stagnaro.
Desde o primeiro congresso, realizado no Conservatório de Música Souza Lima, São Paulo, em 2010, ficou claro que o objetivo do CLAEM é unir as instituições e organizações compromissadas com a educação musical de qualidade na América Latina. Considerada desde então como o mais importante network institucional latino-americano de escolas de música, a ALAEMUS tem fomentado de maneira bastante expressiva a troca de informações acadêmicas, pedagógica, administrativas, oportunidades de intercâmbios e produções de eventos, e o consequente crescimento qualitativo das instituições envolvidas, como foi possível observar no último congresso. A iniciativa despertou o interesse de outras instituições e organizações nos Estados Unidos e Europa, dentre elas a Berklee College of Music e a International Association of School of Jazz – IASJ. No intuito de colaborar na ampliação das ações das instituições envolvidas, ambas as organizações tem enviado regularmente aos congressos os seus representantes que interagem diretamente com todos os associados, diretores, professores e alunos participantes.
Sob a direção do prof. Antônio Mário Cunha, Oscar Stagnaro e organização de Ivan Cock, o 5o CLAEM contou com a participação de diretores, professores e alunos de escolas de música de diversos países: Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Venezuela, Panamá e Chile, além de representantes das organizações internacionais citadas acima. Todo o encontro seguiu um roteiro que abrangeu palestras, masterclasses, ensaios, jam sessions, reuniões e concertos.
Dentre as palestras, destacaram-se a do professor Daniel Ravelo, UPC de Lima, Peru, intituladaNuevas herramientas para la enseñanza de lectura y entrenamiento auditivo. Trata-se de uma proposta pedagógica a distância usando a ferramenta multimídia cujo resultado tem-se mostrado bastante efetivo e promissor. Outra palestra que mereceu destaque foi a do nacionalmente conhecido ator e percussionista Rafael Santa Cruz, UPC de Lima, Peru, intituladaLas raices negras de la música peruana. Santa Cruz expôs de maneira bastante clara e ilustrativa a tradição afro-peruana, desmitificando inclusive sobre a origem do cajon,instrumento genuinamente peruano que foi difundido por todo o mundo através da música do violonista espanhol Paco de Lucia. A palestra Presentacion de nuevos proyectos educativos,ministrada pelo professor Antônio Mário Cunha, propôs a ampliação dos intercâmbios entre as escolas associadas através de diferentes programas institucionais, abrangendo desde a propostauno-a-uno voltada aos estudantes, como o projeto itinerante envolvendo os professores. A proposta foi muito bem recebida pelos participantes. A palestra do educador e trombinista Jason Camelion da Berklee College of Music foi um dos pontos altos do encontro para aqueles que pretendem estudar nesta instituição, apresentando todas as condições e expectativas necessárias.
Dentre os masterclasses, destacaram-se as clínicas do guitarrista argentino Ale Demogli, da escola TAMABA de Buenos Aires, Argentina; as clínicas de voz com a professora de canto da Lituânia Victoria Pilatovic, representando a Universidad San Francisco de Quito, Equador; a clínica de contrabaixo do educador e diretor artístico do CLAEM Oscar Stagnaro, Berklee College of Music, Estados Unidos; e a clínica de rítmica do professor Dr. Marcelo Coelho, Faculdade Souza Lima, Brasil. Os alunos participaram ativamente de todos os masterclasses, sendo estes muito bem recomendados e um dos pontos altos do congresso.
Como parte da programação, foram montados sete ensembles formados exclusivamente pelos alunos das diversas escolas participantes do congresso. Sob a orientação de dois professores porensemble, os alunos tiveram a oportunidade de tocar e trocar informações durante as três horas diárias de ensaio. Ao final da semana, houve um concerto público dos ensembles, além do concerto dos professoresno belíssimo Parque Central de Barranco, um bairro boêmio e turístico de Lima.
Outro momento importante da programação foram as jam sessions com alunos e professores. Ao tocar com os professores e outros profissionais, os alunos tem a grande oportunidade de aprender como atuar em uma situação real de trabalho, além de estarem interagindo com os mestres. As jam sessions fazem parte da formação dos músicos e devem sempre ser estimuladas.
As reuniões com os diretores das escolas aconteceram no período da tarde durante todos os dias do congresso. Diversos pontos colocados em questão no congresso anterior foram retomados e concluídos neste último, além da proposição de outras propostas, previstas para iniciarem no segundo semestre deste ano, dentre eles o real book latino-americano, o concerto itinerante de professores pelas escolas associadas, a criação de uma comissão para assuntos acadêmicos, entre outras.
Ao final do encontro, os melhores alunos foram contemplados com bolsas de estudos cedidas por diversas escolas participantes. São eles: X – NOME DO ALUNO – instrumento – escola/país – bolsa de estudos (curso)/escola/país 1 – MISHELLE VILLAROEL – violino – EPA/Bolivia – B.O.R./Souza Lima/Brasil 2 – CARLOS PENA – piano – EIR/Venezuela – Tango/Tamaba/Argentina – ARGENTINA 3 – GABRIEL ALVA – percussão – UPC/Peru – Festival de Porto Rico/Porto Rico 4 – MELODY MAZZACANO – voz – Tamaba/Argentina – MBJAZZ/Souza Lima/Brasil 5 – JOSE ANDRE MONTAÑO – piano – Bolívia – MBJAZZ/Souza Lima/Brasil 6 – GABRIEL ARAYA – bateria –Argentina – MBJAZZ/Souza Lima/Brasil 7 – GABREL PALIAO – piano Pjazz/Chile – Tango/Tamaba/Argentina 8 – ERICK DE LEON – sax – UNICACH/México – Festival de Porto Rico/Porto Rico 9 – JUNIOR ROA – guitarra – Arequipa/Peru – Concerto de Kurt Rosenwinkel/Colômbia 10 – GERMAN DAMIANICH – guitarra – Argentina – Concierto de Kurt Rosenwinkel/Colômbia
11- OSCAR GOMEZ – bateria – Fernando Sor/Colômbia – B.O.R./Souza Lima/Brasil
O 5O CLAEM foi um grande sucesso e abrangeu um grande número de participantes. Os peruanos organizaram um encontro de muita qualidade, agradando a todos os participantes latinos, americanos e europeus.
Em 2015, o CLAEM será realizado no Conservatório de Música Souza Lima. Pretende-se ampliar a abrangência do congresso com a participação de escolas dos países ibéricos Portugal e Espanha, cuja língua os aproximam dos latinos.
5to CLAEM – LIMA 2014 del 22 al 25 de abril 3era ASAMBLEA GENERAL DE ALAEMUS 2014
Sedes UPC Monterrico, Studio 214 y Villa CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES
* Los expositores y títulos de las clínicas, están sujetas a modificaciones
CONGRESO Martes 22 de abril del 2014
9;00 a 9;45 Registro de participantes e inscripciones. Atrio Auditorium Bancalari UPC Monterrico.
10;00 a 10;45 Inauguracion del 5to CLAEM – Lima 2014
Palabras de bienvenida del Vice Rector Academico UPC, Jose Pereyra
Discurso inaugural por Antonio Mario Cunha, Presidente Vitalicio ALAEMUS; Oscar Stagnaro, Director Artistico ALAEMUS; Ivan Cock, Director CLAEM – Peru 2014
11;00 a 11;45 Expositor: Carlos Sanchez de la Puente. Escuela de Musica de la UPC. “Como enfrentar desde la educacion superior, los cambios en la Industria de la Musica en la region”.
12;00 a 12;45 Expositor: Antonio Mario Cunha. Escuela Souza Lima. “Presentaci’on de nuevos proyectos educativos”.
13;00 a 15;00 ALMUERZO EN LA UPC
15;00 a 17;45 Primera sesion de ensamble en Studio 214. Primera Asamblea de ALAEMUS en Studio 214
20;00 Jamm Session en La Estacion de Barranco
Miércoles 23 de abril del 2014 9;00 a 9;45 CAFÉ Y REGISTRO 10;00 a 10;45 Expositor: Rafael Santa Cruz. Escuela de Musica de la UPC. “Las raices negras de la m’usica peruana”. 11;00 a 11;45 Expositor: Daniel Ravelo. Escuela de Musica de la UPC. “Nuevas herramientas para la enseñanza de lectura y entrenamiento auditivo”. 12;00 a 12;45 Expositor: Fina Camet. Oficina Internacional de la UPC. “Proceso de intercambio educativo con la UPC”. 13;00 a 15;00 ALMUERZO EN LA UPC 15;00 a 17;45 Segunda sesion de ensamble en Studio 214. Segunda Asamblea de ALAEMUS en Studio 214 20;00 Jamm Session en el Cocodrilo Verde de Miraflores
Jueves 24 de abril del 2014 9;00 a 9;45 CAFÉ Y REGISTRO 10;00 a 10;45 Expositor: George Abufhele. Escuela ProJazz de Santiago de Chile. “Educación artística. Desafíos de la actualidad”. 11;00 a 11;45 Expositor: Marcelo Braga. Escuela de Música Contemporánea de la Ciudad de Buenos Aires. “Aspectos armónicos de la composición de canciones”. 12;00 a 12;45 Panel de conversación. “Posibles cambios en la formación musical a nivel superior en latinoamérica”. 13;00 a 15;00 ALMUERZO EN LA UPC 15;00 a 17;45 Tercera sesion de ensamble en Studio 214. Tercera Asamblea de ALAEMUS en Studio 214
Viernes 25 de abril del 2014 9;00 a 9;45 CAFÉ Y REGISTRO 10;00 a 11;45 Exhibición de la película: ”Sigo siendo¨ dirigida por Javier Corcuera. 12;00 a 12;45 Expositor: TBC. Berklee College of Music. “Berklee Latino”. 13;00 a 15;00 ALMUERZO EN LA UPC 15;00 a 18;45 Ceremonia de clausura a cargo de Carlos Sayán, Director de la Escuela de Música de la UPC. Concierto de ensambles musicales en el Parque Central de Barranco.
CLÍNICAS EN MONTERRICO Martes 22 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Registro 11;00 a 12;45 Cliinica de Guitarra con Ale Demogli. Instituto Terciario TAMABA, Argentina. Aula Magna en Monterrico. 15;00 a 17;45 Clinica de Guitarra con Sergio Baldeos. UPC, Peru. Aula Magna en Monterrico. Miércoles 23 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Registro 11;00 a 12;45 Cliinica de Voz con Victoria Pilatovic. Universidad San Francisco de Quito, Ecuador. Aula Magna en Monterrico. 15;00 a 17;45 Clinica de Ritmica Musical con Marcelo Coelho. Escuela Souza Lima, Brasil. Aula Magna en Monterrico. Jueves 24 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Cliinica de Bajo con Oscar Stagnaro. Berklee College of Music, USA. Aula Magna en Monterrico. 15;00 a 17;45 Como armar un Home Studio funcional. REC Musica, Mexico. Aula Magna en Monterrico.
CLÍNICAS EN VILLA Martes 22 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Registro 11;00 a 12;45 Cliinica de Voz con Victoria Pilatovic. Universidad San Francisco de Quito, Ecuador. Villa. 15;00 a 17;45 Clinica de Ritmica Musical con Marcelo Coelho. Escuela Souza Lima, Brasil. Villa. Miércoles 23 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Registro 11;00 a 12;45 Cliinica de Bajo con Oscar Stagnaro. Berklee College of Music, USA. Villa. 15;00 a 17;45 Como armar un Home Studio funcional. REC Musica, Mexico. Villa. Jueves 24 de abril del 2014 10;00 a 10;45 Registro 11;00 a 12;45 Cliinica de Guitarra con Ale Demogli. Instituto Terciario TAMABA. Argentina. Aula Magna en Monterrico. 15;00 a 17;45 Clinica de Guitarra con Sergio Baldeos. UPC, Peru. Aula Magna en Monterrico.
Inscripciones:
Para el Congreso: El registro e inscripciones se realizaran en el Atrio del Pabellon H, en puertas del Auditorium Bancalari.
Para las Clinicas: Las inscripciones se realizaran en la puerta de las salas designadas para cada una.