Quais metodologias de produção musical existem?

Quais metodologias de produção musical existem?

Quais metodologias de produção musical existem?

No meu livro sobre produção musical, parte integrante da minha pesquisa sobre mercado fonográfico, eu afirmo que existem cinco espécies de produção, e são elas:

1| Ao vivo – quando todos os elementos da música são registrado ao mesmo tempo.

2| Mista – quando todos os elementos da música são registrado ao vivo, exceto o solista, e algum complemento, gravado a  seguir em uma ou duas sobreposições.

3| Overdubbing – quando todos os elementos da música são registrados por sobreposição, um a um, em tempo espaço diferente.

Camadas e camadas

4| Híbrida – quando a espinha dorsal é realizada por elementos eletrônicos ou técnicas in the box, e a seguir os complementos acústicos, instrumentos, são realizados por sobreposição.

5| In the box – quando tudo que envolve a produção foi realizado em um computador com as diversas técnicas que são possíveis. Como sampleamento, sons virtuais, programação midi, sinthetizadores programados.

Eu, por exemplo, sou um produtor musical que atua mais na produção aovivo.

Ainda mais meus projetos artísticos possuem a característica e sonoridade que solicitam e sugerem a produção onde todos os instrumentistas tocam em um mesmo momento. A música escrita ou erudita – pela sonoridade e expressão; o jazz – pelo improviso e interação; o choro – pela musicalidade conjunta. Na minha opinião todos esses deveriam ser gravados apenas na metodologia de produção Aovivo.

Ano passado foram vinte e sete projetos produzidos, em 2024. E apenas dois em overdubbing.

#VemProSouzaLima