
12 fev Como se forma um compositor?
Como se forma um compositor?
Já adianto que estamos falando de algo que transcende formações do ensino regular. O assunto aqui é formação humana, e com objetivo, dedas competências e expertises do compositor.
Compositor é aquele que através das notas combinadas, silêncio, acordes da harmonia, ritmos, desenvolve originalmente uma obra musical. E se estende o termo compositor para àquele que compõe canção – apenas letra ou letra e música.
Um escritor desastroso afirmou que compositores de canção, ou como prefiro chamar de composição de letra e música, não são de fato compositores. E no meu entendimento existem maneiras diferentes de criar através da música, apenas isso.
A forja de um compositor se dá primeiramente com o amplo conhecimento de repertório.
O passo a seguir sem sombra de dúvidas está no aprender a ouvir – ao que se refere a práticas monofônicas, polifônicas e homofônicas.
E no passo da homofônica, compreender a homofonia por camadas. Primeira, segunda, e terceira camada.
O quarto passo conhecer sobre a combinação dos instrumentos. Agrupamentos e suas derivações. Conhecendo frequência e a forma com que os sons se projetam.
E por último convencer o aluno de que se trata de um ambiente seguro para que o estudante possa de alguma maneira mostrar suas ideias sem ser castrado. Sem ter sua vivência desmantelada por um regramento incoerente, que fere a formação pedagógica de alguém em práticas criativas.
E só! Eu leciono composição, pesquise no site do Souza Lima, e procure seu curso ideal!
RHAPSODY: A SHORT BREATH for quintet harp, celo, double bass, clarinet and oboe