
08 maio Como estruturar bem uma partitura?
A clareza de ideias facilita substancialmente a leitura de uma partitura.
Como estruturar bem uma partitura?
O primeiro passo é definir a clave correta ao instrumento ou voz.
O segundo passo está em observar de maneira perfeita a métrica – com base no pulso constante, e na sensação que confere um padrão que designa se o compasso é binário, ternário, quaternário, quinário.
Perceber a relação de subdivisão é o terceiro passo, e em três possibilidades: subdivisão simples ou compasso simples que estipula a progressão matemática 1, 2, 4, 8; subdivisão composta ou compasso composto que estipula a progressão 1, 3, 6. Ou ainda a subdivisão, mista 1, 3 e 4.
Pautar os elementos em uma escrita subdividida, é o quarto passo, escolha figuras existentes, a leitura musical celular é mais clara.
O quinto passo por conseguinte é a escolha da tonalidade, e dos ritos de escrita com acidentes ocorrentes, de maneira muitíssimo clara.
O sexto passo é a devida correção de termos e sinais de intensidade e expressividade, contendo ao fundo articulação.
Finalizados esses passos, a finalização ou passo derradeiro, o sétimo passo está em uma escolha compreensiva e proporcional de compassos por sistema, de quatro em quatro é o padrão mais aceitável para música popular. A música erudita precisa de clareza, e a quadratura não é tão importante.
Quer aprender a escrever muito bem uma partitura?