19 jun O que é Grade em Música?
Uma das dúvidas que tem surgido entre nossos leitores, e que chegam através da pesquisa do BLOG, é sobre o conceito de Grade ! Mas afinal: O que é grade em música?
Tratamos de certo modo esse assunto no Infográfico de Altura. Já chegou a ele? Verifique aqui!
Mas vamos lá:
Grade é uma partitura guia que reúne os instrumentos de um determinado agrupamento musical.
A grade orquestral, por exemplo, reúne os instrumentos que compõe a estrutura musical do agrupamento orquestra, logicamente. A coral reúne as vozes que compõe a obra vocal. E assim sucessivamente.
Ocorre que a grade possui regras, e sobre elas que vamos falar:
- As grades estão alinhadas de acordo com a altura. Por exemplo: se há quatro pautas, o instrumento mais grave será a última pauta, o maios agudo a primeira, seguindo a ordenação por tessitura instrumental ou vocal. Mas há exceções!
Vai organizar uma grade vocal?
A voz soprano, feminina será a primeira pauta. A segunda pauta caberá a contralto. A terceira ao tenor, e a última ao baixo.
O mesmo ocorre a uma orquestra?
Não. Uma orquestra organiza suas grades de acordo com as famílias do agrupamento – cordas, madeiras, metais, e percussão. E se houver um solista será a primeira pauta da grade, como em um concerto solo, por exemplo.
A organização do solista como a primeira pauta otimiza a visualização do Regente em sua ação interpretativa.
E como isso interfere na composição?
Há na biografia de W.A. Mozart uma citação de que o autor desprezada grades. Compunha livremente as vozes diretas para cada instrumento. Fato, a grade auxilia na observação e consolidação de uma composição musical. Aperfeiçoa a visualização das vozes para a orquestração ou arranjo.
Em si não é primordial organizar uma composição desse modo, mas ao fazê-la identifica-se pontos de aproximação e consolidação da obra musical.
Entendeu o que são grades musicais?
Esse assunto está nas práticas de composição, organologia e arranjo!