XXIX Concurso de Violão Souza Lima 2018

XXIX Concurso de Violão Souza Lima 2018

Concurso de Violão Souza Lima

Concurso de Violão Souza Lima

 

Resultados do XXIX Concurso de Violão Souza Lima (2018)

I turno (até 11 anos):

1o Lugar: Amanda Fraga de Oliveira (11 anos/ Londrina-PR) e Rebeca Lorenzi da Silva (10 anos/ Salvador-BA)

2o Lugar: Sophia Letícia dos Santos (11 anos/ Tatuí-SP)

3o Lugar: Júlio César Roque Nunes (9 anos/ São Paulo-SP)

menção honrosa: Bruna Viana de Jesus (10 anos/ São Paulo-SP)

 

II turno (de 12 a 14 anos):

1o Lugar: Pedro de Alcântara Teixeira (13 anos/ Praia Grande-SP)

2o Lugar: Enzo Luiz Fernandes Santos (14 anos/ Praia Grande-SP)

3o Lugar: Eduardo Gonzaga Rocha Rodrigues (10 anos/ Praia Grande/SP)

 

III turno (de 15 a 17 anos):

1o Lugar: Henrique da Silva Carvalho (17 anos/ São Paulo-SP) e Lucas da Silva Rocha (15 anos/ São Paulo-SP)

2o Lugar: Matheus Oliveira (16 anos/ São Paulo-SP)

3o Lugar: Richard Bann (16 anos/ São Paulo-SP)

 

IV turno (sem limite de idade):

1o Lugar: Gabriele Leite (21 anos/ São Paulo-SP)

2o Lugar: André Hirooka Marcílio (19 anos/ Goiânia-GO)

3o Lugar: Lucas Matos Pinto (22 anos/ Santa Luzia-MG)

 

Categoria Música de Câmara:

1o Lugar: Quarteto Lucas Vieira (24 anos); Leandro Quintério (31 anos); Guilherme Moreno, 23 anos; Richard Bann (16 anos), de São Paulo-SP

2o Lugar: Duo Lucas Gabriel Domingues de Almeida (19 anos) e Guilherme Guedes de Melo (19 anos), de São Paulo-SP

3o Lugar: Quarteto Meirastelliner André Marcílio (19 anos); Mário Sales (20 anos); Renan Machado (23 anos); Tayro Louzeiro (29 anos), de Goiânia-GO

Prêmio especial “Samuel Carvalho” (violões TS7 double top e TS5):

Gabriele Leite (São Paulo-SP) e André Marcílio (Goiânia-GO)

Banca julgadora: Gilson Antunes, Thiago Abdalla, Sidney Molina

 


 

Programa:

XXIX Concurso de Violão Souza Lima 2018

Dias 17 e 18 de Novembro de 2018 (Inscrições até 09 de Novembro).

Coordenação Geral: Antônio Mario da Silva Cunha

Coordenação Artística: Sidney Molina

Banca JulgadoraGilson Antunes, Thiago Abdalla,Sidney Molina

HENRIQUE PINTO – Homenageado do Concurso

 

Henrique Pinto (1941-2010) iniciou a sua formação musical com Sérgio Scarpiello, estudando sucessivamente com Manoel São Marcos, Isaías Sávio, Carlos Barbosa Lima, José Thomaz (Espanha) e Abel Carlevaro (Uruguai). Foi também aluno de harmonia, contraponto e análise de Guido Santórsola e Mario Ficarelli.

Como professor de violão atuou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Conservatório Brooklin Paulista, Instituto Normal de Música, Faculdade Mozarteum, Faculdade São Judas Tadeu, Fiam/Faam Centro Universitário, Escola Municipal de Música e Faculdade Cantareira.

Participou como professor convidado dos cursos e festivais de musica de Porto Alegre, Montenegro e Vale Vêneto, Caxias do Sul, Foz do Iguaçu, Joinville, Brusque, Florianópolis, Goiânia, Brasília, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Campo Grande, Belém, Vitória, Medellín (Colômbia), Cochabamba e La Paz (Bolívia), Santo Tirso e Aveiro (Portugal) e Koblenz (Alemanha).

Editou uma série de trabalhos didáticos pela Ricordi Brasileira, e seu livro “Ciranda das Seis Cordas” foi lançado na Itália e é utilizado em escolas de música de vários países da Europa. Como integrante do Violão-Câmara-Trio, lançou em 1989 um LP, que foi considerado pelo maestro Júlio Medaglia “um dos melhores discos de música instrumental do ano”.

Coordenou a série de recitais “Projeto-Violão no MASP”, os cursos de técnica e interpretação violonística na Faculdade Mozarteum e Conservatório Brooklin Paulista e foi o criador dos Concursos e Seminários de Violão Souza Lima.

Foi articulista da revista Cover Guitarra (Brasil), Guitarreando (Portugal) e Guitar Player do Brasil. Foi também membro da Academia Paulista de Música, ocupando a cadeira que pertenceu ao professor Isaías Sávio, e do Conselho da Academia de Violão da cidade Koblenz (Alemanha).

Henrique Pinto formou diversas gerações de violonistas brasileiros, entre os quais alguns nomes de larga reputação nacional e internacional. Seu entusiasmo, dedicação e sabedoria transcenderam o ensino de técnica e interpretação, pois o contato com sua arte transformava de modo profundo a vida dos alunos. Levar adiante o trabalho desenvolvido por ele durante quase quatro décadas é o grande desafio da presente edição do Concurso Nacional de Violão organizado pelo Souza Lima.

SIDNEY MOLINA nasceu em São Paulo, Brasil. Estudou violão e composição com Manuel Fonseca, Armando Vidigal, EdeltonGloeden e Ricardo Rizek. É bacharel em filosofia (USP), mestre e doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP) e professor de violão, estética musical e música brasileira na graduação e pós-graduação do Fiam/Faam, em São Paulo, e do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém (PA), além de coordenador artístico do Concurso de Violão Souza Lima desde 2010.

Em 1992 fundou o Quarteto de Violões Quaternaglia, com o qual tem se apresentado em turnês pelo Brasil e exterior. O grupo recebeu o Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (1997) e o Ensemble Prize no Festival Internacional de Violão de Havana (1998). Sua discografia inclui os CDs Quaternaglia(1995), Antique(1996), Forrobodó (2000), Presença (2004), Estampas (2010), Jequibau (2012) e Xangô (2015), além de um DVD gravado ao vivo (2006). Como solista apresentou-se em 2008 no Suntory Hall de Tóquio (Japão).

Idealizador e apresentador de séries de programas veiculados pela Rádio Cultura FM de São Paulo, palestrante convidado em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Yale University,JacobsSchool em Bloomington, Indiana, Texas Christian University e Conservatório de Coimbra, entre outras. Tem artigos publicados em periódicos como GuitarClass, Bravo!, Cult, Concerto e “Mais!”. É autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da Influência na Sinfonia de Câmara n. 1 (Rondó, 2003) e Música Clássica Brasileira Hoje (Publifolha, 2010) e atual crítico de música do jornal Folha de S. Paulo.

GILSON ANTUNES estudouna Guildhall School of Music, emLondres. Fez seu bacharelado em Música na UNESP e seu mestrado e doutorado em Artes na USP. Já apresentou mais de 400 recitais em 16 países de 4 continentes. Compositores já lhe dedicaram mais de 50 obras para violão. É especialista na vida e obra de Américo Jacomino, lendário violonista brasileiro do início do século XX, sobre o qual publicou o seu primeiro artigo acadêmico em colaboração com Paulo Castagna. Em 2002 lançou um CD com 14 canções do violonista paulistano, baseado nas gravações e partituras originais do musicista. Em 2009 lançou um álbum com obras do compositor mineiro Marcus Siqueira, e em 2012 registrou a integral para violão do compositor carioca Roberto Victorio. Atualmente é professor do Instituto de Artes da UNICAMP, tendo dado aulas no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por 11 anos. É também artista representante das cordas D’Addario.

THIAGO ABDALLA Bacharel e mestre em música pela USP, é autor do livro O Estilo Musical no op.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco. É integrante do Quaternaglia, com o qual lançou os CDs Jequibau, Xangô e Four, e foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, além realizar turnês pela América Latina, Europa, Austrália e Estados Unidos.Na área da produção musical, trabalha na GuitarCoop, produzindo gravações em áudio e vídeo em alta fidelidade e entrevistas relacionadas ao universo do violão.Sua atividade docente merece destaque por lecionar violão na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), ministrando aulas e coordenando a Camerata de Violões. É também professor de violão e arranjo da Universidade Metropolitana de Santos. Colaborou com a publicação dos livros didáticos do projeto Guri e com a matriz curricular de música nas secretarias de educação das cidades de São Paulo e São José dos Campos. É membro fundador da Associação Orff-Schulwerk do Brasil.

 

 

1º CATEGORIA

I Turno (até 11 anos)

Amanda Fraga de Oliveira, 11 anos, Londrina/PR.

  1. PINTO Eriqueta
  2. CARCASSI Estudo n.7
  3. CARULLI Rondó op.241
  4. PERNAMBUCO Sons de Carrilhões

Bruna Viana de Jesus, 10 anos, São Paulo/SP.

  1. PINTO Entrei na Roda
  2. PINTO Porque te quero
  3. P. KRÜGER Minueto
  4. KUFFNER Valsa

Júlio César Roque Nunes, 9 anos, São Paulo/SP.

  1. PINTO Brincando de Roda
  2. PINTO Vendo o horizonte
  3. GIULIANI Escocesa op.33 n.6
  4. AGUADO Andante

Rebeca Lorenzi da Silva, 10 anos, Salvador/BA.

  1. PINTO Canção para Erika OTHON FILHO Caixa de Fósforos
  2. ROCAMORA Mazurca
  3. PERNAMBUCO Sons de Carrilhões

Sophia Leticia dos Santos, 11 anos, Tatuí/SP.

Uma peça escolhida do livro Ciranda das Seis Cordas, de Henrique Pinto.

 

II Turno (de 12 a 14 anos)

 

Eduardo Bento Tiago, 14 anos, São Paulo/SP.

  1. BROUWER Estudo n.6
  2. AGUADO Valsa
  3. G. PEIXE Prelúdio n.4 “Canto do mar”
  4. PERNAMBUCO Sons de carrilhões

Eduardo Gonzaga Rocha Rodrigues, 10 anos, Praia Grande/SP.

  1. BROUWER Estudo simples n.1
  2. D. PUJOL Tango
  3. L. MERLIN Joropo
  4. ROCHA Fim de tarde

Enzo Luiz Fernandes Santos, 14 anos, Praia Grande/SP.

  1. BROUWER Estudo n.6
  2. D. PUJOL Prelúdio Triston
  3. D. PUJOL Tango
  4. VILLA-LOBOS Valsa Choro

Pedro de Alcântara Teixeira, 13 anos, Praia Grande/SP.

  1. BROUWER Estudo n.7
  2. L. MERLIN Joropo (Suitedel Recurso) H.VILLA-LOBOS Estudo n.1
  3. SOR Tema e Variações op.9

Rafaela Lopes Nascimento, 13 anos, São Paulo/SP.

  1. BROUWER Estudo n.2
  2. SOR Allegretto
  3. PINTO Prelúdio
  4. HUNTEN Dança Antiga

 

III Turno (de 15 a 17 anos)

 

Allan Pereira Santos, 15 anos, Bertioga/SP.

  1. SOR Estudo op.35 n.18
  2. VILLA-LOBOS Estudo n.1
  3. BARRIOS LasAbejas
  4. GIULIANI Variações sobre Folias de Espanha op. 45

Eder Eleakin Teixeira de Lima, 15 anos, Santo André/SP.

  1. SOR Estudo op. 35 n.17
  2. DYENS Tango enSkaï
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.3
  4. TÁRREGA Marieta (Mazurca)

Gabriel André Marquez Matte, 16 anos, São Paulo/SP.

  1. MOZART Sonata K.280 (1º movimento)
  2. CHOPIN Noturno Op.15 n.1
  3. MOSZKOWSKI Estudo op.72 n.11

Henrique da Silva Carvalho, 17 anos, São Paulo/SP.

  1. M. TORROBA Minueto de mayo/ Romance de los pinos/ Madroños
  2. SOR Minueto op.4 n.11
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.5
  4. PONCE Sonatina Meridional (movimentos I e II)

Lucas da Silva Rocha, 15 anos, São Paulo/SP.

  1. SOR Estudo XIV(edição Segovia)
  2. ALBÉNIZ Sevilla
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.1
  4. S. BACH Prelúdio BWV1006a

Manuella Moreira de Souza, 15 anos, São Paulo/SP.

  1. SOR Andante op. 31
  2. S. BACH Minueto
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.3
  4. SEMENZATO Divagando

Matheus Oliveira, 16 anos, São Paulo/SP.

  1. SOR Estudo op.6 n.9
  2. BARRIOS Choro da Saudade
  3. VILLA-LOBOS Estudo n.11
  4. TURINA Sonata op.61 (1°movimento)

Nathalia Mazza Guilherme Lessi, 17 anos, Bertioga/SP.

  1. SOR Estudo op. 35 n. 22 em si menor
  2. VILLA-LOBOS Choro n.1
  3. PERNAMBUCO Sons de Carrilhões (arranjo de Dilermando Reis)
  4. TÁRREGA Capricho Árabe

Richard Bann, 16 anos, São Paulo/SP.

  1. SOR Estudo op. 6 n.11
  2. VILLA-LOBOS Prelúdio n.5 / Choro n.1
  3. ALBÉNIZ Astúrias

Samuel Filipe da Silva, 15 anos, Rio Grande da Serra/SP.

  1. SOR Estudoop. 6 n.4
  2. MADUREIRA Rugendas
  3. VILLA-LOBOS Choro n.1
  4. S. BACH Prelúdio em ré maior (da Suíte n.1 para cello)

Thiago Camargo Juvito de Souza, 16 anos, Taboão da Serra/SP.

  1. S. BACH Prelúdio BWV 999
  2. S. BACH Bourrée BWV 996
  3. S. BACH Allemande BWV 996

IV Turno (18 anos em diante)

André Hirooka Marcílio, 19 anos, Goiânia/GO.

  1. PONCE Sonata romântica
  2. S. BACH Prelúdio BWV 995
  3. VILLA-LOBOS Estudosn.7 e n.8
  4. SCARLATTI Sonata K.476
  5. BROUWER El Decamerón negro (III e I movimentos)

Angela Delgado, 30 anos, São Paulo/SP.

  1. MUDARRA Fantasía(arranjo: Alírio Diaz)
  2. TURINA Fandanguillo
  3. LAURO AngosturaM. GIULIANI “Allegro vivace” da Sonata op.15
  4. VILLA-LOBOS Estudo n.11
  5. LAURO SuiteVenezolana (em quatro movimentos)

Felipe dos Anjos Afonso, 35 anos, Curitiba/PR.

  1. S. BACH Suíte BWV 1009 (Prelúdio e Allemande)
  2. BERKELEY Tema e variações
  3. GNATTALI Toccata em ritmo de samba
  4. SOR Tema e variações op.9
  5. REGONDI Noturno

Felipe Lima dos Reis, 24 anos, Tietê/SP.

  1. ALBÉNIZ Sevilla
  2. S. BACH Prelude BWV 998
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.1
  4. SOR Introdução, tema e variações op.9

Felipe PessinManzoli, 22 anos, Vargem Alta/ES.

  1. BARRIOS Una limosna por el amor de Dios
  2. REIS Xodó da Baiana
  3. BARRIOS Julia Florida
  4. BELLINATI Jongo
  5. C. TEDESCO Tarantella

Gabriele Leite, 21 anos, São Paulo/SP.

  1. PONCE Tema variado e final
  2. VILLA-LOBOS Estudo n.11
  3. TURINA Sonata op. 61

Henrique Lowson Silva, 25 anos, Juíz de Fora/SP.

  1. TURINA Hommage a Tárrega: I-Garrotin/ II-Soleares
  2. C. TEDESCO Sonata op.77 (IV movimento)
  3. SCARLATTI Sonata K.208
  4. VILLA-LOBOS Prelúdio n.2
  5. RODRIGO Sonata Giocosa (movimentos: I,II e III)

Herbet Douglas Pereira de Paula, 22 anos, João Pessoa/PB.

  1. ASENCIO CollecticiIntimi (movimentos I, II e IV)
  2. RODRIGO Junto al generalife
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.2
  4. JOSE Sonata (III-Pavana triste/IV- Allegrocon brio)

João Pedro de Queiroz Morales, 24 anos, Belo Horizonte/MG.

  1. S. BACH Sonata BWV 1001 (Fuga e Presto)
  2. PEREIRA Choro de Juliana
  3. BARRIOS Valsa op. 8 n.4
  4. WALTON Bagatelas n.1, n.3 e n.5

Jonas Pellizzari Correa, 26 anos, São Paulo/SP.

  1. VILLA-LOBOS Prelúdio n.5
  2. S. MAZA Campanas del Alba
  3. K. MERTZ Elegia
  4. VILLA-LOBOS Prelúdio n.1
  5. BELLINATI Embaixador

Lucas Matos Pinto, 22 anos, Santa Luzia/SP.

  1. S. BACH Prelude eAllegroBWV 998
  2. PEREIRA Frevo
  3. ASSAD Três Divertimentos (II-Arpoador; III-Parati)
  4. BROUWER Sonata (em 3 movimentos)

Lucas Corrêa de Siqueira, 31 anos, Lorena/SP.

  1. BARRIOS La Catedral (II-Andante; III-Alegro Solemne)
  2. VILLA-LOBOS Estudo n.10

Rafael Vieira dos Santos, 20 anos, Cesário Lange/SP.

  1. RIBEIRO Arrebol do nordeste
  2. CHOPIN Noturno op 9. n.2
  3. VILLA-LOBOS Prelúdio n.5
  4. BARRIOS Leyenda Guarani

Rodrigo Jacobina, 22 anos, Salvador/BA.

  1. TANSMAN Cavatina
  2. PONCE Sonata 3
  3. VILLA-LOBOS Estudo n.10

Samuel Fidelis, 24 anos, Orleans/SC.

  1. MERTZ Fantasia húngara
  2. LAURO Valsvenezolano n.3
  3. MIRANDA Apassionata
  4. SCARLATTI Sonata K.380

TayroLouzeiro Mesquita, 29 anos, Goiânia/GO.

  1. BROUWER El Decameron Negro (III movimento)
  2. PONCE Sonata 3 (II movimento)
  3. SOR Grand Solo
  4. VILLA-LOBOS Estudo n.9

Vinícius Silvestre Motta, 28 anos, São Paulo/SP.

  1. MADUREIRA Rugendas
  2. POWELL Choro para metrônomo
  3. TOWNER Green & Golden
  4. SARDINHA Jorge da Fusa
  5. POWELL Consolação

 

2º CATEGORIA

Duos:

Sampa Guitar Duo (Gustavo Rocha Chritaro, 39 anos/ Felipe PessinManzoli, 22 anos), Vitória/ES.

  1. BELLINATI Jongo
  2. PIAZZOLLA Tango Suíte (I movimento)
  3. PIAZZOLLA Tango Suíte(II e III movimentos)
  4. GNATTALI “Chiquinha Gonzaga” (Suíte Retratos)

Lucas Gabriel Domingues de Almeida, 19 anos / Guilherme Guedes de Melo, 19 anos, São Paulo/SP.

  1. F. HANDEL Allemande HWV 452
  2. C. TEDESCO Prelúdio e Fuga em dó# menor
  3. S. BACH Fuga BWV 953
  4. SOR Fantasia op. 54

Quartetos:

Lucas Vieira, 24 anos/ Leandro Quintério, 31 anos/ Guilherme Moreno, 23 anos/ Richard Bann, 16 anos, São Paulo/SP.

  1. P.ALEGRE Quarteto Miniatura (em quatro movimentos)
  2. M. TORROBA Estampas (em oito movimentos)

 

Letícia Agati Madeira, 20 anos/ Christian Jaider, 22 anos/ Gabriel Galvão da Silva, 19 anos/ Henrique Oliveira, 18 anos, São Paulo/SP.

  1. SCHINDLER Suíte Americana (movimentos 1, 2 e 4)
  2. ALBINONI Concerto a Cinco

Quarteto Meirastelliner (André Marcílio, 19 anos/ Mário Sales, 20 anos/ Renan Machado, 23 anos/ TayroLouzeiro, 29 anos), Goiânia/GO.

  1. S. SAËNS Danza Macabra
  2. S. BACH “Bourrée” (da Suite orquestral n.2)
  3. BROUWER Toccata
  4. ASSAD Uarekena

 

Programa Concurso de Violão Souza Lima 2018

 

Programa Concurso de Violão Souza Lima 2018

Programa Concurso de Violão Souza Lima 2018

 

Clique no link abaixo e faça o download do programa em pdf:

 

Concurso de Violão Souza Lima: história e ganhadores