Silvio Moreira – Professor Destaque

Silvio Moreira – Professor Destaque

O professor em destaque deste é mês é  Silvio Moreira. Ele leciona no Souza Lima desde 2002. Além de sua aclamada aula de “Análise de filmes”, Silvio leciona as disciplinas história e estética musical no curso técnico e na pós-graduação:  história e estética da música popular.
Qual é a sua formação acadêmica?

Silvio Moreira – Iniciei piano clássico com Cristina Simalha e depois cursei trombone na Universidade Livre de Música, atual EMESP – Tom Jobim. Graduei-me em psicologia, fiz aperfeiçamento em psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae, aprofundando meus conhecimentos com Pérsio Nogueira e Jorge Forbes. Estudei estética e filosofia da arte com Ricardo Rizek por 9 anos. Mestrei-me em filosofia pela PUC-SP em 2006 com uma tese sobre Martin Heidegger e sou doutoranto em estética na FFLCH-USP, com uma tese sobre Ernst Cassirer.

Quais são suas expectativas para a pós-graduação?
Silvio – A pós-graduação do Souza Lima está em desenvolvimento, o que acarreta uma série de projetos e oportunidades para todos nós. A produção acadêmica e artísitica de nossos alunos é singular, e estudo as possibilidades de progressivamente instituir veículos que não apenas ofereça vazão a este material, mas que fomente a continuidade destes trabalhos. O próximo passo é criar um centro de pesquisa permanente, cadastrado no CNPQ, para que nossos professores-pesquisadores possam iniciar orientações de iniciação científica, a fim de gerar material acadêmico e levar o nome de nossa faculdade através de nossos orientandos aos setores de pesquisa especializada em música no país, vocação esta que completa a missão de uma instituição de ensino.
Quais são seus projetos?
Silvio – Este ano pretendemos realizar um congresso de estética musical e teoria neo-riemanniana, trazendo aos nossos alunos informações sobre o que há de mais recente na pesquisa musical. Nas aulas do curso técnico, implementarei metodologias historiográficas as quais comumente não se encontram em uma disciplina de história da música, como a abordagem de longa duração, história cultural, micro-história e história das mentalidades. Na disciplina de história do rock, vamos mostrar como a música modula aspectos socio-econômicos em estilos que colaboram na coerção de gêneros. No curso técnico, desenvolvo um estudo que procura questionar a visão de mundo eurocêntrica predominante na história da música.