Últimas Novidades sobre a Semana SL Rock

2017
09
jun
2016
13
jul

Masterclass – Ciro Visconti

At 16:35
By Rafael Bueno
2016
12
jul

Masterclass – Rafael Dantas

At 21:09
By Rafael Bueno


II Curso de Extensão Semana SL Rock

14 a 17 de julho, 2016 – INFORMAÇÕES e INSCRIÇÃO ABAIXO

semana_rock_sl_2016_m2

Curso de Extensão sobre o Gênero Musical Rock

Apresentação
A extensão é definida como processo educativo, cultural e científico que, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, amplia a relação entre a Universidade e a sociedade. Desta forma, os cursos de extensão tem por objetivo atender às demandas da sociedade e às necessidades de educação continuada de jovens e adultos. Compreendendo a importância desta ação, a Coordenadoria de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Música Souza Lima está atuando para o oferecimento de cursos de extensão em diferentes especialidades, objetivando a capacitação dos profissionais da música interessados em ampliar os conhecimentos.

O curso de extensão sobre o Gênero Musical Rock que irá acontecer durante a II Semana SL Rock irá desenvolver as habilidades musicais de instrumentistas, cantores e compositores interessados no gênero musical Rock, visando um aprimoramento pratico e teórico.

Objetivo 
O curso apresenta uma visão geral sobre o gênero de música Rock para todos os músicos que pretendam atuar como profissionais ou se aperfeiçoar neste gênero. Serão relacionados os diversos segmentos que compreendem os aspectos principais do gênero Rock e que abordam perfomance instrumental e vocal, pratica de conjunto, composição, improvisação, planejamento de carreira, entre outros .

Público Alvo

Músicos, profissionais ou amadores, que pretendam se desenvolver no gênero Rock.

Periodicidade e carga horária

O Curso será oferecido em quatro dias seguidos, entre 14 e 17 de Julho de 2016, das 10:00 às 19:00 (com uma hora de almoço) nos estabelecimento da Faculdade de Música Souza Lima.

Disciplinas e Metodologias

O curso será dividido em cinco componentes curriculares:

Técnica Instrumental ou Vocal: Os alunos se dividirão conforme especialidade (Vocal, Guitarra, Baixo, Bateria ou Teclado) para assistir Masterclasses que serão ministrados por professores especializados. (Total: 8h);

Aulas de Prática de Conjunto: Os alunos se dividirão entre cinco professores de conjunto para formarem bandas e aprenderem sobre um subgênero do rock (Classic Rock, Hard Rock, Heavy Metal, Pop Rock e Blues Rock). Ao final do curso, todas as bandas se apresentarão. (Total: 8h);

Mesas Redondas: Todos os dias iniciarão com uma mesa redonda na qual convidados especiais debaterão questões pertinentes à diversas dimensões que abrangem o gênero Rock. As mesas terão a participação dos alunos que poderão colocar questões e fazer comentários. (Total: 6h);

Workshops e Palestras: Convidados especiais ministrarão workjhops e palestras sobre diversos assuntos que abrangem o universo do Rock, como composição, improvisação, planejamento de carreira, história, técnicas de gravação, equipamentos, etc. (Total: 6h);

Simpósio Acadêmico: Serão feitas comunicações de artigos acadêmicos que posteriormente serão publicado nos anais do simpósio divididos em cinco mesas: O Rock na História, A face sócio-política do Rock, O Rock na canção popular urbana e Atualidade do Rock: atitude e alienação. (Total: 6h).

Investimento

01 parcela de 299,00 

Procedimento para inscrição
Deve-se preencher o registro online disponível abaixo. OBS: É obrigatório o preenchimento de todas as infos.
Devido o limite de vagas, o preenchimento se dará por ordem de inscrição e pagamento. A confirmação do preenchimento da vaga será feita por email.

Formas de Pagamento

Pag Seguro
Estará disponível no término do preenchimento do formulário abaixo.
Pagseguro
Valor R$299 + taxas = 316 divido em até 12x

Procedimento para inscrição
Deve-se preencher o registro online disponível no final da página. OBS: É obrigatório o preenchimento de todas as infos.
Devido o limite de vagas, o preenchimento se dará por ordem de inscrição e pagamento. A confirmação do preenchimento da vaga será feita por email.

Documentos obrigatórios para a efetivação da matrícula

  1. Cédula de Identidade (RG) (Xerox). OBS: Certidão de Casamento para mulheres que não atualizaram o RG com o nome de casada, se for o caso.
  2. CPF (Xerox)
  3. Comprovante de residência atualizado (Xerox)
  4. Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Superior (Xerox)
  5. 1 fotografia 3×4

Infos Gerais

O curso de pós-graduação em nível de Especialização intitulado Processos Criativos na Música Popular: Composição, Arranjo e Improvisação cumpre as disposições da resolução CNE/CES no.1, de 3 de abril de 2001 e no. 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação.

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Coelho – email: coordenacaopos@souzalima.com.br

www.coelho-music.com

Professores

 

Prof. Me. Ciro Visconti

Doutorando na área de Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo (PPGMUS/ECA/USP). Mestre em música na área de Processos de Criação Musical (PPGMUS/ECA/USP – 2014) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Bacharel em instrumento (Guitarra) pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG – 2003).

É guitarrista da banda Diafanes que em 14 anos de carreira lançou 3 álbuns – See Though, Obviously Clear e Ave – e fez 5 turnês pelos EUA tocando em diversos estados e em grandes festivais como o SXSW e Cherry Blossom Festival. Participa do projeto Duo Elétrico, formado com a cantora Lu Andrade (ex-Rouge) com um repertório de clássicos de Rock que se apresenta regularmente em diversas cidades do Brasil. É guitarrista da Purpendicular, uma banda tributo ao Deep Purple que com 16 anos de carreira tocou em centenas de shows pelo Estado de São Paulo.

É coordenador pedagógico e professor do curso técnico e do curso livre do Conservatório Souza Lima, onde leciona Guitarra, Harmonia, Contraponto, Teoria Musical e Prática de Banda. Também leciona as disciplinas Contraponto em Música Popular e Teoria Neoriemanniana.

Colabora regularmente com a Revista Guitar Player Brasil, e em 2011 lançou seu primeiro livro, Guitar Player Brasil Série Estudo Vol. I, pela Editora Melody. Seu segundo livro, Simetria nos Estudos para Violão de Villa-Lobos foi lançado em 2016 pela Editora Paco.

Prof. Me. Silvio Moreira

Graduado em Psicologia (1998), mestre em Filosofia e doutorando em estética pela FFLCH-USP. Atualmente é professor visitante da pós-graduação em Música Popular da Faculdade de Música Souza Lima e professor de estética no conservatório filiado à mesma instituição, além de conselheiro fiscal do Instituto Luiz Gama. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metodologia, Fenomenologia e Estética, e na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.

Ministra aulas de História do Rock no SLROCK, unidade do Conservatório Souza Lima especializado no gênero Rock, e de História da Música no curso técnico da mesma instituição.

Prof. Rafael Tortola

Rafael Tortola é baterista formado pelo Instituto de Artes da UNESP. Foi integrante da banda Diafanes, uma das maiores revelações do rock alternativo no país. Como side-man, acompanhou Roger (Ultraje a Rigor), Paula Lima e a cantora Vanessa Oliveira (Ídolos – SBT). Entrevistado duas vezes pela revista Modern Drummer e pelo site O Baterista, atua como professor no Conservatório Musical Souza Lima desde 2007.

Prof. Rodrigo Grecco:

Começou estudar técnicas vocais em 1995 e o faz até hoje. Fez o Curso Técnico de Técnicas Vocais no C.E.M. Voice e Canto Lírico na U.L.M.

A partir de 1999, fez parte das bandas Flashback Music CO, RockStore e de covers específicos como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath e Ozzy Osbourne. Em 2003 assume o vocal da banda de Progressive Metal chamada Destra, gravando em 2004 o segundo álbum da banda e excursionando pelo país nos anos de 2005 e 2006, aparecendo em várias matérias da mídia especializada, tendo alguma repercussão internacional também. Em 2006 participou do Leeds, Tributo ao The Who, executando a ópera rock Tommy.

No final de 2007 ao lado do guitarrista Giba San formou a banda Rockstock, onde atuou como vocalista e baixista até o final de 2012. Em 2013, ainda em parceria com Giba San, montou a banda FRANKSTEIN, com proposta de tocar covers variados do Rock/ Pop/Clássicos em casas renomadas e eventos corporativos. Em 2015, após um hiato de nove anos, retomou os trabalhos com a banda Destra, onde projetam a gravação de um show comemorativo do álbum Joe´s Rhapsody na íntegra, para ser lançado em vários formatos de mídia.

Rodrigo Grecco, ao longo do tempo, também exerce seu lado compositor, e tem um álbum gravado, porém ainda não lançado, ao lado dos renomados, Michel Leme (guitarra) e Armando Cardoso (bateria), onde além da criação e desenvolvimento do projeto, exerce as funções de vocalista e baixista. A.R.M. é o nome do “power trio” e o álbum deve ser lançado entre 2016/2017.

Desde 2015, Rodrigo Grecco é professor de técnicas vocais do Conservatório Souza Lima, do projeto SLROCK idealizado e coordenado por Ciro Visconti.

Prof. Mateus Schanoski

Mateus Schanoski é um músico experiente e versátil. Nascido em Itu, SP, em 1974, Mateus é tecladista, organista e pianista, além de arranjador e produtor musical. Graduado em Piano Erudito pelo Conservatório Bandeirantes, em Piano Popular pelo CLAM e pela ULM, e em Teclado e Tecnologia pelo IT&T, o músico ainda fez cursos paralelos com: Fábio Ribeiro, Nelson Aires, Marcelo Guelfi, Toninho Ferraguti, Arrigo Barnabé, Maurício Pedrosa, Fernando Cardoso, Edu Elou e Lis de Carvalho. É professor de Música há mais de 20 anos, e é o primeiro professor de Piano da escola Elite Musical de São Paulo.
A lista de artistas e projetos com os quais Mateus já trabalhou é extensa: Jimmy Bo Horne, Sharon Corr e Jorn Lande, entre os estrangeiros e Wanderléa, Tony Tornado, Byafra, Moacyr Franco, Dave Maclean, Gaspa, Edy Star, Serguei e Promoart, Andréas Kisser, André Christovan, Fred Sunwalk, Artur Menezes, Danny Vincent, Norba Zamboni e Flávio Gutok, entre os brasileiros. Participou de projetos de blues com Big Chico e Paulo Meyer, Bluseiros do Brasil 2011 e República do Blues 2014.
Participa das bandas Serial Funkers, Funkessência, Trítono Blues, Quarteto São Jorge, Jam Suburbana, Mestre Duca e Viva Noite (Pânico da Band), Pink Floyd Experience BR, Last Rebel Lynyrd Skynyrd Tribute, Creedence Tribute, Black Crovers – Black Crowes Cover, Fireball – Deep Purple Cover, Steve Morse Cover e SP Blues – Gary Moore Tribute e Sympathy For The Blues.

Tocou na Abertura do Campeonato Brasileiro de League Of Legends 2015 no Alinaz Park com Banda, Coral e Orquestra.Gravou também o Programa, Inglês com Música da Tv Cultura e o quadro, The VoiSé do Pânico da Band.

Foi colaborador da revista Piano & Teclado, fazendo matérias e transcrições. Atualmente, Mateus faz arranjos e produções em seu home studio no Espaço JAM, professor de Teclado do Conservatório Souza Lima, é Sideman e tecladista da Banda Teatral De Carona, do Montana Blues, StormSons e da banda Tomada. É colaborador da Revista Keyboard Brasil e do portal tecladistas.com.br. É endorser dos teclados e órgãos e pianos digitais Tokai, suportes Saty, pedais Black Bug, JAM cases, e usa também equipamentos Nord, Voltix e Theremy. Muitos desses trabalhos musicais e educativos estão no canal do músico no YouTube (youtube.com/kbd2000), que já ultrapassou a marca de 500.000 exibições.

Prof. Fábio Veroneze

Músico, guitarrista e produtor musical,trabalhou no V.R. Studio com diversas bandas e artistas nacionais e internacionais, entre eles estão Cuca Teixeira, Edu Ardanuy, Angra, Hangar,Dr. Sin, Djalma Lima, Cláudio Zolli, Jeff Scott Soto, Placa Luminosa, Willie Oliveira , Rádio Táxi , Aquiles Priester, Nando Fernandes, dentre os discos que produziu, dois obtiveram grande destaque: “Djalma Lima Quinteto – 2009″ e “Hendrix Sitar Experience – Alberto Marsicano – 2004″,este sendo indicado ao Grammy Latino na categoria World Music. Professor de música na cidade de São Paulo, leciona no conservatório musical Souza Lima, um dos principais da America Latina. Atuou durante anos como músico na noite paulistana; acompanhou posteriormente Willie Oliveira e Rádio Táxi , fazendo vários shows, programas de rádio e TV. Atualmente tem também seu trabalho Solo,com o qual lançou o álbum –VIRUS – , amplamente divulgado e comentado pela crítica especializada em mídias impressas, digitais e radiofônicas. Um disco de Rock Instrumental que mistura várias tendências musicais, sem perder a característica e a pegada de um bom disco de Rock´n Roll; também acaba de lançar um primoroso trabalho relacionado à sustentabilidade em conjunto com a música chamado TUDOQUETOCOTUTOCAS, apoiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, em companhia de excelentes músicos, como o violonista Emiliano Castro e o Baterista Alaor Neves, o projeto vem sendo amplamente divulgado nas mais diversas mídias com excelentes críticas.


Preencha corretamente o formulário abaixo para que sua inscrição seja validada. Em breve retornaremos seu contato. obrigado!

Inscrição II Semana SL Rock
 
Powered by ARForms