Conservatório Musical Souza Lima – 30 anos de sucesso

Salva de Prata - Souza Lima

Antonio Mario Cunha e Jose Police Neto
Souza lima recebe “Salva de Prata” da
Câmara Municipal de São Paulo

 

A Câmara Municipal de São Paulo oferece e homenageia a instituição com a maior honraria do município, a “Salva de Prata”, iniciativa do vereador José Police Neto, Presidente da Câmara.

  DSC9182

O Conservatório Musical Souza Lima completa 30 anos de sucesso em virtude da dedicação à excelência na educação musical. No dia 27 de abril foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador José Police Neto é quem teve a iniciativa deste evento e, por isso, presidiu a sessão que começou com um discurso seguido da execução do hino nacional brasileiro e a apresentação da Orquestra de Guitarras Souza Lima sob a regência da Ciro Visconti, que este ano completa dez anos.

IMG 0386

Na mesa principal junto ao vereador, estavam presentes pessoas ilustres, como o diretor e presidente do Conservatório e Faculdade Souza Lima, Comendador e Professor Antonio Mário da Silva Cunha, o vice- diretor e coordenador, Lupa Santiago, o presidente da IASJ (International  Association the Shools of Jazz), Charles Miklin, diretamente da de Graz (Áustria); o músico Roberto Menescal, Guillermo Cisneros, vice-presidente da Berklee College of Music, o músico Nelson Faria e a representante da Secretaria de Estado da Cultura, Ana Flavia Souza Leite Mannrich e entre outras personalidades culturais e musicais.  

 DSC9023

Estavam presentes representantes de escolas conveniadas ao SL de diversas cidades do Brasil e instituições de ensino de 15 países participantes do III CLAEM – Congresso Latino Americano de Escolas de Música – que aconteceu na sede do Souza Lima . “Hoje, nós vamos cuidar da nossa alma, através da música”, disse o vereador José Police Neto, em seu discurso.

Houveram outros discursos emocionados dos integrantes da mesa, como o do Ciro Gonçalves Dias Jr., aluno e assistente do Maestro Souza Lima. Ele relatou o dia em que o profº.  Antonio Mario Cunha foi comunicar ao maestro Souza Lima que iria continuar a homenagear a instituição de ensino de músicacom o seu nome, o qual recebeu a notícia com muita alegria e satisfação.

Durante a sessão, foi exibida no telão uma série de fotos dos 30 anos do Conservatório e também um vídeo sobre a Faculdade com depoimentos dos alunos e professores. O músico Roberto Menescalum dos pais da Bossa Nova, falou da satisfação em participar do evento e aproveitou para comentar sobre o novo projeto de play along da Editora Souza Lima que ele participa. “O Souza Lima é a garantia do futuro da música em nosso país. São 30 anos preparando nossos músicos! Ah! Se eu tivesse tido um Souza Lima no meu começo como músico, ia ser duro me agüentar!”, brinca.

 O profº. Antonio Mario enfatizou sua gratidão aos professores e colaboradores do Conservatório e da Faculdade, “os colaboradores sempre se surpreendem com e-mails meus enviados durante a madrugada”, diz o diretor e presidente da instituição e continua “eles sabem que o Souza Lima tem que funcionar e graças à equipe que isso acontece”.

 DSC9161

Durante a cerimônia, o presidente do SL disse que se sente como um diplomata da música, lembrando uma história ocorrida quando era mais jovem e haviam sugerido a ele para ser diplomata. O que de fato aconteceu no dia 27 de abril de 2012 , em uma assembléia no III CLAEM, quando foi eleito fundador honorário e vitalício da ALAEMUS – Associação Latino Americano de Escolas de Música.

 DSC9097

 No final da cerimônia, profº. Antonio Mario recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador José Police Neto, a Salva de Prata, em comemoração aos 30 anos do Conservatório e Faculdade Souza Lima. O encerramento da sessão foi realizado com uma apresentação da banda da Faculdade Souza Lima. Em seguida, todos foram convidados para um coquetel na própria Câmara Municipal.

IMG 0525

 Para Antonio Mário Cunha, “é uma honra receber a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo em comemoração aos 30 anos de nossa instituição que se dedica excessivamente à formação musical de qualidade e a diversas parcerias que difundem a cultura de nosso país”.

Exposição fotográfica

 DSC9442

 Como parte das comemorações, no dia 27 de abril, foi aberta a I Exposição Fotográfica de Músicos que fizeram e fazem parte da história do Conservatório e Faculdade Souza Lima. “É mais uma realização do Conservatório e Faculdade Souza Lima para a comunidade musical, na qual, visa valorizar e prestigiar os músicos, com a exposição itinerante por todo o país”, diz Profº. Antonio Mario, criador e curador da Exposição.

IMG 0577

 Entre os fotografados: o músico David Liebman, Roberto Menescal, Kiko Loureiro, Ivan Busic, Edu Ardanuy,Ciro Visconti, Lupa Santiago, Dinho Gonçalves, Miriam Cápua, Marcelo Coelho e entre outros pelo fotógrafo Victor Kobayashi.

Por Mariana Sayad

[email protected]