Minibiografia do patrono da instituição:
Maestro Souza Lima

João de Souza Lima nasceu em São Paulo em 21 de março de 1898. (1898 – 1982)

maestro_souza_limaPianista virtuoso, maestro e compositor, Souza Lima destacou-se jovem em São Paulo ao acompanhar solistas que visitavam a ainda provinciana cidade do início do século XX.

Na Europa na segunda década do século passado aperfeiçoou seus estudos com Maurice Ravel, e a esposa de Claude Debussy.

A partir de 1922 iniciou carreira de concertista internacional, destacando-se em festivais e concertos na Europa – em Paris e Milão. Através de Tarsila do Amaral conheceu Heitor Villa-Lobos, amigo que o visitou em sua morada em Paris, e foi pelas mãos do maestro Souza Lima, intérprete aclamado, a introdução da obra de Heitor Villa-Lobos a cena musical parisiense.

Em 1935 a convite de Mario de Andrade passou a integrar o Departamento de Cultura do Município de São Paulo. E como convidado, maestro da Orquestra do Teatro Municipal.

Pela contínua dedicação ao piano e a regência, responsável por estreias de obras de Camargo Guarnieri e Heitor-Villa Lobos nas décadas de 1940, 1950, e 1960, sua obra composicional não teve a mesma projeção que sua carreira de solista e maestro.

Em 1980 o Maestro, Souza Lima, com a proposta do educador recém-formado Professor Antônio Mario da Silva Cunha, aprovou a cessão do seu nome para batizar uma nova instituição.

Hoje, após trinta e cinco anos, a instituição Souza Lima, com cinco unidades e três núcleos oferece Musicalização Infantil, Curso Livre, Curso Técnico, Faculdade, Pós-Graduação e Extensões Universitárias – colabora com enriquecimento da educação musical no Brasil e no Mundo.

Souza Lima – um compositor, um maestro, um intérprete, uma instituição!