V MB & Jazz 2017- Curso de Música Brasileira e Jazz

V MB & Jazz 2017- Curso de Música Brasileira e Jazz

 

Confira foto dos participantes do evento:

 


V Curso de Música Brasileira e Jazz – MB & Jazz

Apresentação
A Faculdade de Música Souza Lima criou um Curso presencial dedicado exclusivamente ao estudo da Música Brasileira e do Jazz, intitulado MB & Jazz, focando prioritariamente nos parâmetros teóricos e práticos, ambos direcionados à performance e realização musical.

Objetivo
O curso apresenta conteúdos e disciplinas teóricas e práticas que estimulem o participante a compreender o elementos necessários para uma realização artística de qualidade nos gêneros Música Brasileira de caráter instrumental e Jazz.

Público Alvo
Estudantes de música e profissionais que atuem direta ou indiretamente em ambos os gêneros, ou que queiram compreender os elementos necessários para a criação e execução na Música Brasileira e Jazz.

Periodicidade e Carga Horária

30 horas – Presenciais
Duração – 4 dias
Início do curso – 28 de Janeiro/2017
Conclusão do curso – 31 de Janeiro/2017

 

DIA 28.01.17
10 – 12h Polirritimia: Aplicações Práticas Prof. Dr. Marcelo Coelho
Almoço
13:30 – 15:30H O desenvolvimento de motivos melódicos na improvisação do choro Prof. Fábio Peron
16 – 18h
20 – 22h Show de Abertura
DIA 29.01.17
10 – 12h A evolução do samba através de um olhar da percussão Prof. Ms. Vinícius Barros
Almoço
13:30 – 15:30H Práticas de banda Prof. Vitor Alcântara
16 – 18h Prof. Jarbas Barbosa
20 – 22h Jam Session
DIA 30.01.17
10 – 12h Arranjo para Big Band Prof. Ms. Douglas Fonseca
Almoço
13:30 – 15:30H Interiorização de Métricas Ímpares Prof. Ms. Guilherme Ribeiro
16 – 18h
20 – 22h Jam Session
DIA 31.01.17
10 – 12h Gravação de música instrumental ao vivo em estúdio Prof. Ms. Rodrigo Castro Lopes
Almoço
13:30 – 15:30H Práticas de banda Prof. Daniel D’alcantara
16 – 18h Prof. Ms. Pedro Ramos
18 – 20h Encerramento – Entrega de Certificados – Avaliação

 

 

1) A INTERIORIZAÇÃO DE MÉTRICAS ÍMPARES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE CLAVES [TIME-LINES] Prof. Ms. Guilherme Ribeiro

Este curso propõe estudos práticos que se destinam a tornar musicalmente mais compreensíveis as fórmulas de compassos ímpares, tendo as claves como ferramenta pedagógica. Assuntos relacionados: composição, improvisação, percepção musical.

 

2) POLIRRITMIA: APLICAÇÕES PRÁTICAS

Prof. Dr. Marcelo Coelho

O curso é direcionado para todos os instrumentistas, compositores, educadores e estudantes de música nível intermediário e avançado. A proposta é trabalhar a sensibilização da rítmica através de exercícios em grupo, e demonstrar de maneira clara e objetiva a aplicação de padrões polirrítmicos em diversos contextos musicais. Ao final do workshop, os estudantes serão capazes de criar os seus próprios padrões rítmicos, aplicando-os tanto para o desenvolvimento da percepção do ritmo, como também para o processo de criação musical.

 

3) GRAVAÇÃO DE MÚSICA INSTRUMENTAL AO VIVO E EM ESTÚDIO

Prof. Ms. Rodrigo Castro Lopes

Diferenças conceituais e técnicas para abordar a gravação de música instrumental ao vivo e em estúdio. Inclui técnicas de microfonação, considerações acústicas e estéticas, incluindo uma análise da interferência do sistema de gravação na criatividade do músico executante.

 

4) O DESENVOLVIMENTO DOS MOTIVOS MELÓDICOS NA IMPROVISAÇÃO DO CHORO

Prof. Fábio Peron

O curso abrange harmonia, desenvolvimento melódico e repertório de choro com a finalidade de esclarecer como o conceito de variação de melodia chega na improvisação.

5) A EVOLUÇÃO DO SAMBA ATRAVÉS DE UM OLHAR DA PERCUSSÃO

Prof. Ms. Vinícius Barros

Visa abordar os mais variados  instrumentos de percussão e padrões rítmicos  no qual todos  instrumentistas possam absorver e aplicar em seus respectivos instrumentos. Será abordado desde os primórdios , passando pela sua  primeira gravação (1929) até os dias atuais, tendo enfoque principal o instrumento  tamborim representado aqui na figura de um dos maiores ritmistas de todos os tempos que foi Nilton Delfino Marçal, mais conhecido como Mestre Marçal. Seu pai Armando foi um dos principais compositores  e ritmista da chamada  “Turma do Estácio” , grupo no qual desenvolveu uma nova maneira de tocar o samba,  e sera abordado posteriormente uma  nova evolução ocorrida na década de 1970 através do Grupo Fundo de Quintal. Participação especial : Leandro Lui (percussão) e Ricardo Zohyo ( contrabaixo).

6) ARRANJO PARA BIG BAND: Técnicas de arranjo dos arranjadores Sammy Nestico e Thad Jones aplicadas à música Brasileira. 

Prof. Ms. Douglas Fonseca

ARRANJO PARA BIG BAND. Técnicas de arranjo dos arranjadores Sammy Nestico e Thad Jones aplicadas à música Brasileira.

 

7) Pratica de banda: A MÚSICA DE MOACIR SANTOS

Prof. Vitor Alcântara

Pratica de banda para grupos com formação variada, utilizando composições do Maestro Moacir Santos que viveu mais da metade de sua vida nos Estados Unidos, onde obteve reconhecimento e renome internacionais, tendo sido citado por Wynton Marsalis como “um artista da magnitude de Duke Ellington”.

 

8) PRÁTICA DE BANDA: Música Brasileira

Prof Jarbas Barbosa

Principais compositores do cenário da música instrumental:Toninho Horta,Egberto Gismonti entre outros.

 

9) PRÁTICA DE BANDA: Hard Bop

Prof Daniel Dalcantara

repertorio dos anos 50: Wayne Shorter, Horace Silver, Freddie Hubbard, e outros.

 

10) PRÁTICA DE BANDAS: Samba de Gafieira

Prof. Ms. Pedro Ramos

Gafieira é uma maneira especial de se tocar sambas, choros, maxixes, baiões, etc. Originalmente, é também o nome de locais de baile de música brasileira no início do século XX. A partir de 1930, o Brasil foi fortemente influenciado  pela cultura norte americana e sua “era de ouro” das big bands. Compositores e arranjadores brasileiros, como Severino Araújo, encontraram aquela instrumentação (cantores, bateria, guitarra, piano, baixo e seção de sorpos) muito apropriada para se tocar música brasileira em um salão de baile, agora com arranjos mais sofisticados e organizados. Com arranjos originais, escritos especialmente para o estilo, esta prática pretende explorar o universo da Gafieira.


Clique no ícone abaixo para baixar a apostila de partituras do evento:

pdf-download-web-button_149967800

 


Investimento
R$ 299,00 à vista

 


 Hotel Oficial para estudantes

Departamento de Reservas
Avenida Nove de Julho, 3597
Jardins – SP
T: 11 3886 4600
[email protected]
ibis.com e accorhotels.com

Hotel Ibis – Hotel oficial para os estudantes

Reservas serão feitas pela internet pelos próprios hóspedes,média de preço R$ 155,00 (para um, dois ou três estudantes) é o mesmo valor e a reserva tem de ser feita pelo site para obter desconto.

Café- R$ 12,00 por pessoa no hotel e tem pagar a parte da diária no hotel. (opcional )

http://www.ibis.com/pt-br/brasil/index.shtml

Mencionar que são do Claem VI e
Mandar e-mail para [email protected]
Aos cuidados de Depto de reservas
Tel 055 11 3886 4600