Masterclass – Ciro Visconti

Neste masterclass serão abordados diversas possibilidades de aplicação de estruturas e escalas simétricas na guitarra, como os acordes aumentados e diminutos, a escala de tons inteiros, a escala hexatônica, a escala octatônica (diminuta), a escala eneatônica, entre outras. Serão apresentados diversos exemplos musicais que estarão transcritos na apostila do evento. O conteúdo deste masterclass foi desenvolvido à partir das idéias apresentadas no Livro Simetrias nos Estudos de Violão De Villa-Lobos, recém lançado por Ciro Visconti pela Editora Paco.

Prof. Ciro Visconti

cirofoto

É bacharel em guitarra formado pela Faculdade Carlos Gomes, mestre em Processos de Criação Musical pela ECA/USP e doutorando na área de Teoria e Análise Musical, também na ECA/USP.

É guitarrista da banda Diafanes que, em 12 anos de carreira, já lançou 3 álbuns – See Though, Obviously Clear e Ave – e fez 5 turnês pelos EUA tocando em diversos estados e em grandes festivais como o SXSW e Cherry Blossom Festival.

Participa do Duo Elétrico, formado com a cantora Lu Andrade (ex-Rouge) com um repertório de releituras de clássicos de Rock. O Duo se apresenta regularmente em diversas cidades brasileiras.

Também é guitarrista das bandas Purpendicular, Bendito Fruto eRock4ALL.

 

É coordenador pedagógico e professor do Conservatório Souza Lima (curso livre e técnico) onde além de Guitarra, leciona as disciplinas de Teoria Musical, Harmonia, Contraponto e Prática de Bandas. Na mesma instituição leciona no curso de Pós- Graduação da Faculdade Souza Lima as disciplinas Contraponto aplicado à Música Popular e Teoria Pós-Tonal.

É colaborador da Revista Guitar Player pela qual já publicou dezenas de matérias e transcrições.

É autor de dois livros, Guitar Player Brasil – Série Estudo (2011, atualmente na terceira edição) pela Melody Editora e Simetria nos Estudos Para Violão de Villa-Lobos (2016) pela Paco Edições.

Mas informações e inscrição em >> www.souzalima.com.br/semana-sl-rock