Jeller Filipe – Professor Destaque

Jeller Filipe – Professor Destaque

Jeller Filipe

Natural de São Paulo, realizou todo seu estudo de canto com a professora Leilah Farah e preparo de repertório e interpretação com o maestro Armando Belardi. Estreou no Theatro Municipal de São Paulo, na ópera “As Bodas de Fígaro”, no papel-título, e logo começou sua carreira pelos principais teatros do país. Possui mais de 35 óperas em repertório, já cantadas em palco. Entre elas, destacam-se suas interpretações de Ramphis, Leporello, Osmin, Colline, Timur, Don Giovanni, Don Pasquale, Ferrando, Filipe II, etc.

Em 1994, parte para a Europa e se fixa em Viena, onde trabalhou durante um ano na “Staatsoper”, com o maestro Paul Harris, e na Áustria cantou nas cidades de Viena e Linz. Em Milão, na Itália, participou das aulas de interpretação com a soprano Renata Scotto e trabalha com o maestro Pier Miranda Ferraro.

Apresentou-se também nas cidades de Roma, Gênova, Budapeste, Madri e Lisboa. Desde seu retorno ao Brasil, em 1998, já cantou as seguintes óperas: “A Flauta Mágica”, “Salomé”, “Os Contos de Hoffmann”, “La Bohème”, “Rigoletto”, “Il Guarany”, “Aida”, “Don Carlo”, “Il Trovatore”, “Don Pasquale”, “Un Ballo in Maschera”, nos principais teatros do país.

Paralelamente à sua carreira de cantor lírico, Jeller Filipe dedica-se ao ensino de técnica vocal e preparo de repertório de cantores atuantes no cenário lírico, nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte (MG). Jeller também faz parte do quadro de professores da Faculdade e Conservatório Souza Lima, localizada na capital de São paulo.