Ivan Borlenghi – Professor Destaque

Ivan Borlenghi – Professor Destaque

Ivan Borlenghi – violino

Nascido em São Paulo, iniciou os estudos de violino na infância, com os professores Manfredo Clélio de Vincenzo, Jaime Ruba e Francesco Baratto, nas escolas Heitor Villa-Lobos e na Fundação das Artes. Após titular-se, estudou com Altea Alimonda no curso Acadêmico de Música e no Rio de Janeiro com Paulo Bosísio no Curso Superior de Interpretação Violinística, desenvolvendo o estilo da escola Franco-Belga. Foi bolsista das Orquestras Municipal e Estadual de São Paulo e semifinalista dos Concursos do Teatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Participou do Seminário de Música de Tatuí e foi convidado para o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Gravou em áudio nos estúdios Comep e Helicon; gravou em vídeo nas emissoras de televisão Bandeirantes, Cultura, CNT, SBT, Rede Mulher, Rede Vida, Rede Globo e também em radiodifusão Eldorado e Cultura. Em programas de televisão, gravou com Marcelo Costa, Rony Von, Hebe Camargo, Atayde Patreze e Raul Gil. No palco, gravou na interpretação Cênica dos atores Everton de Castro, Ester Góes e Shows em circuito televisivo com Hermeto Pascoal, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e outras personalidades da MPB. Quando docente no Centro Artístico de Ensino deu Entrevista à TV Record.

Tem se apresentado em tournée como músico de orquestra, solista, recitalista, camerista e intérprete da MPB em São Paulo, Tatuí, São Pedro, São José do Rio Preto, Goiânia, Angra dos Reis, Blumenau, Florianópolis, Brusque e em pesquisas nos Estados Unidos, na cidade de New York e Saint Paul no estado de Minnesota. Do barroco ao contemporâneo, sempre com apreciações elogiosas da crítica especializada.

Foi professor da Faculdade e Conservatório Marcelo Tupinambá e spalla da Camerata Tupinambá.

Atualmente, é primeiro violino do Quarteto Clássico de São Paulo, integrante do grupo Mariachi Mexican Show e atua em festas e Casamentos com os Violinos de São Paulo. Mestre da Escola Souza Lima e professor acadêmico de música onde ministra cursos em diversas escolas e seminários de música.