Fernando Baggio – Professor Destaque

Fernando Baggio – Professor Destaque

Fernando Baggio – Bateria 

Iniciou seus estudos em 1985 com oito anos de idade em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Aos 13 anos fazia shows em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Em 1997, veio para São Paulo onde começou a estudar no Conservatório Souza Lima com Ricardo Confessori, logo depois com Cuca Teixeira, com quem estudou por um ano e meio. Depois teve aulas com Bob Wyatt por mais quatro anos. No mesmo período, teve aulas com Nenê e David Richard. Cursou Harmonia Funcional e Arranjo com Daniel Maudonnet e fez piano popular com Guilherme Ribeiro no Souza Lima.

Trabalhou em bandas de baile no interior de São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, já tocou com muitos músicos como Vitor Alcântara, Djalma Lima, Michel Leme, Kiko Loureiro, Arismar do Espírito Santo, Jeff Gardner, Ximba Uchyama, Tiago do Espírito Santo, Wilson Teixeira, Michel Freidenson, Giba Pinto, Josué dos Santos, Paulinho Malheiros, e outros. Fundou juntamente com o baixista Rodrigo Pinheiro o grupo Taboca, hoje Amanagé, com quem tocou com Hermeto Pascoal, ganhou Menção Honrosa de melhor composição no festival Nascente e ficou em segundo lugar no festival de Cascavel.

No teatro, trabalhou no musical “Cole Porter ele nunca disse que me amava” no teatro Antônia Fagundes (atual Teatro Brigadeiro). Em 2004, gravou a trilha de “Fausta Zero” composta por Daniel Maia com direção de Gabriel Vilela e concorreu ao Prêmio Shell de melhor trilha original. Compôs toda a parte rítmica do musical “A Quase História de Ninguém”. Tocou na premiada peça “Rádio Nacional” no teatro Frei Caneca, com direção de Fabio Pillar, supervisão de Bibi Ferreira e direção musical de Hélvius Vilela. Tocou nas montagens de “Chicago”, com direção de Keyla Bueno, e “O Soar da Liberdade” com direção de Andréia Vitfer, da Escola de Teatro OperÁria.

Foi jurado no Festival de Cascavel, Festival Fearg-Fecis de Rio Grande-RS, no Festival de Furnas, Festival da Feira da Música, Festival de Bateria da revista Batera&Percussão e Souza Lima e é jurado oficial do Carnaval de São Paulo pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Acompanhou diversos cantores e artistas como Daniel Maia, Paula Bressan, André Dias, Marcello Boffa, Ivan Parente, Luiz Pacini, Saulo Vasconcelos, Tânia Paes, Sara Sarres, Fredi Silveira, Magali Samba, Don Mayer, Luciana Andrade, Danielle Cavallon e outros.

Tocou no show “60 anos de Elis Regina” que participaram cantoras, como Andréa Marquee, Biba Chuqui, Simone Gutiérrez, Amanda Acosta, Graça Cunha e Adriana Capareli. Produziu o cantor Lelo Andrades. Acompanha o cantor e compositor Daniel Salve. Faz parte do trio de música instrumental “Rapazes do Trio” que tem seu primeiro CD lançado, com Walter Nery e Guto Brambilla. Também faz parte do trio com Daniel Silveira e Edu Malta.

Acompanha o compositor e guitarrista Edu Negrão. Gravou o CD (ainda inédito) e DVD de Zuzo Moussawer. Tocou na big band “Banda Larga” com direção de Bob Wyatt. Ministra aula de bateria, técnica e leitura pelo Conservatório Souza Lima. Realiza workshops e Master Classes. Fernando Baggio é endorser das baquetas Spanking.