XXIX CONCURSO DE PIANO SOUZA LIMA 2021 – ONLINE

XXIX CONCURSO DE PIANO SOUZA LIMA 2021 – ONLINE
De 5 a 7 de Fevereiro

Inscrições até 30 de Janeiro.

 

Valor da Inscrição R$ 160,00

 

Coordenação Artística: Marisa Rosana Lacorte

Coordenação Geral: Antônio Mario da Silva Cunha

Jurados: Ney Fialkow, Fábio Godoi e Marisa Rosana Lacorte.

 

Ney Fialkow

Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”. Em 2016 fez sua estréia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os CD Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado, e turnê de concertos por diversas cidades do Brasil e dos EUA, incluindo apresentações no Instituto Boccherini em Lucca, Italia e no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Em 2019 realizou turnê de recitais solo e masterclasses por diversas cidades norte-americanas. Realizou diversos concertos no Brasil e no exterior como membro integrante do Trio Porto Alegre, ao lado do violinista Cármelo de los Santos e do violoncelista Hugo Pilger.

Lançou este ano, ao lado de Hugo Pilger, a obra integral de Cláudio Santoro para violoncelo e piano. Ao lado da mezzo-soprano Angela Diel tem se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil divulgando especialmente o repertório das canções alemãs. Bacharelado em Música pela UFRGS, com Zuleika Rosa Guedes; Mestrtado em Música no New England Conservatory, com Patricia Zander; Doutorado em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, com Ann Schein. Atuou como solista de diversas orquestras sob a regência de maestros Camargo Guarnieri, Isaac Karabitchevsky, Roberto Tibiriçá, Alceu Bocchino, Roberto Duarte, Antonio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schimiedt, Fredi Gerling, Raul Munguia, Paul Chou, entre outros.

“…sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas” – O Estado de São Paulo, SP

“…fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri” – L’Alsace, França

Fábio Godoi

O pianista Fábio Godoi tem se apresentado na Europa e no Brasil, tanto como solista quanto camerista. Ele já subiu ao palco do Festival Suonafrancese (Parma, Itália), da série Música no Museu (Rio de Janeiro), do festival Musica (Estrasburgo, França), do Internationales Begegnungszentrum (Munique, Alemanha), do Auditório do MASP (São Paulo), do Festival d’Autan (Occitânia, França), entre outros.
Natural de São Carlos, iniciou os estudos musicais com David Saidel. Mudou-se em seguida para São Paulo, onde obteve o Bacharelado em piano pelo Instituto de Artes da Unesp, na classe de André Rangel. Neste período foi bolsista PET-Música/CAPES, participando da organização e realização das primeiras edições do « Studio de música contemporânea da Unesp ».

Após um intenso trabalho de aperfeiçoamento com Marisa Lacorte, Fábio decide continuar os estudos na França com a pianista Amy Lin. Realiza então uma especialização no Conservatório de Estrasburgo e conclui o Mestrado em Performance na Haute École des Arts du Rhin/Académie supérieure de musique de Strasbourg. Sua dissertação, defendida na Universidade de Estrasburgo (Unistra) sob a orientação do Prof. Dr. Pierre Michel, analisa a influência da notação na interpretação de uma parte da obra pianística do compositor Almeida Prado. Ao longo de sua formação, teve ainda o privilégio de realizar masterclasses com artistas renomados como Alícia de Larrocha e Leon Fleisher. O interesse pela criação contemporânea o levou a parcerias com o percussionista Ronan Gil de Morais e com os saxofonistas Andrés Castellani e Olivier Duverger. Ele também já tocou ao lado do Ensemble Contemporain du Conservatoire de Strasbourg e do importante grupo
francês Accroche Note.

Paralelamente aos concertos, Fábio dedica-se ao ensino do piano. Atualmente é professor no Conservatório de Estrasburgo e na escola de música Pôle Sud, na mesma cidade. Já ensinou na Academia de verão Musicalta e é frequentemente convidado a participar de júris em avaliações regionais de piano na Alsácia (França).

 

Marisa Rosana Lacorte

Marisa Rosana Lacorte, tem se dedicado à didática pianística desde sua juventude, contribuindo, intensamente, para a formação de muitos dos jovens pianistas que se destacam no cenário musical do Brasil e do Exterior.

Seu trabalho apresentado nos mais importantes concursos Nacionais de Piano do país, acumula mais de 800 prêmios pelo destaque de seus alunos nos referidos concursos.

Esse trabalho junto a crianças e jovens é reconhecido por importantes pianistas como:

Wladimir Viardo, Sergei Dorenski, Andrei Pisarev, Helena Richter, Natalia Trule, Alexandre Mindoyans, (RUSSIA)
Paul Lewis {LONDRES) James Dick, Dr Michael Gurt, Dra. Leslie Spotz, Dr.Alan Huckberry, Dr Geoffrey Haydon (EUA)
Emy Lin (STRASBURGO).
Yara Bernette, Homero de Magalhães, Ney Fialkow, Jean Louis Steuerman. Arnaldo Cohen, Caio Pagano, Fabio Luz. (BRASIL)

Deve a base de sua formação pianística a Magdalena Tagliaferro, Nair de Lima Tabet e Beatriz Balzi. Foi aluna de Filosofia, Música e Estética da Arte na classe do renomado mestre Ricardo Rizek. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP- SP ( LATU SENSU) “A Música como portadora de valores humanos essenciais”. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UNIFIAM-FAAM (STRICTO SENSU).

É profa. da Escola Municipal de Música de São Paulo, desde 1998 e ministra aulas particulares. Até 2017 foi professora Titular de Piano na FMU Faculdades Metropolitanas Unidas. Paralelamente às suas atividades pedagógicas, tem sido frequentemente solicitada para integrar a comissão julgadora de diversos concursos nacionais de piano, assim como ministrar cursos em festivais Nacionais e Internacionais de música.

Dentre alguns de seus alunos que se destacam no cenário musical:

Rogério Zaghi – Coordenador do Projeto Educacional da OSESP-SP
Dra. Luciana Sayuri – Profa. Concursada para área de piano da USP-SP
Dr. João Paulo Cassarotti – Prof. de Piano na Universidade de Baton Rouge -USA
Fábio Witikovski – Diretor Geral do Departamento de Música da Hotchkiss School – USA
Dr. Edgar Gonzales – Professor de piano em grupo da Eastern Kentucky -USA
Dr. Ricardo Pozenatto – Prof assistente em Florida Sate University – USA
Fabio Godoy – Professor do Conservatório de Strasbourg – FRANÇA

 

REGULAMENTO


1 – O concurso será franqueado a pianistas de qualquer nacionalidade.
2 – O candidato concorrerá ao turno correspondente à sua idade no dia discriminado para a prova.
3 – As inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de Janeiro de 2021 impreterivelmente.
4 – A inscrição será feita e somente aceita mediante o preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição, pagamento da taxa no valor de R$160,00 (cento e sessenta reais) e envio do material solicitado.
5 – É necessário o envio das partituras e cópia escaneada do RG, passaporte ou carteira de habilitação (documento com foto que comprovem a data de nascimento do candidato), no caso de crianças poderá ser usada a certidão de nascimento, através do campo indicado na ficha de inscrição.

PROGRAMA

I Turno – até 08 anos
2 ou mais Obras de livre escolha
O tempo não deve ultrapassar a duração: 8 minutos

II Turno – 09 a 11 anos
2 ou mais Obras de livre escolha
O tempo não deve ultrapassar a duração: 10 minutos

III Turno – 12 a 14 anos
l Obra de autor Barroco ou Clássico
l ou mais Obras estrangeiras e/ou I Obra brasileira
O tempo não deve ultrapassar a duração: 15 minutos

IV Turno – 15 a 17 anos
l Obra de autor Barroco ou Clássico
l ou mais Obras estrangeiras e/ou I Obra brasileira
O tempo não deve ultrapassar a duração máxima de 20 minutos

V Turno – 18 anos em diante
l Obra de autor Barroco ou Clássico
l ou mais Obras estrangeiras e/ou I Obra brasileira
O tempo não deve ultrapassar a duração máxima de 25 minutos

1 – O programa deverá ser apresentado de memória.

2 – Quando a obra for constituída por várias partes ou movimentos, fica a critério do candidato realizar um movimento ou a obra inteira desde que seja respeitado o tempo da prova.


Dia: 05/02/2021
– Provas do V Turno
Dia: 06/02/2021 – Provas do III e IV Turnos
Dia: 07/02/2021 – Provas do  I e II Turnos

 

COMISSÃO JULGADORA

Ney Fialkow, Fábio Godoi e Marisa Rosana Lacorte.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1 – O teste de transmissão pela plataforma Zoom ocorrerá no dia 03/02/2021 de 14h às 17h.

2 – O tempo de teste terá duração de 5 minutos e não deverá ser ultrapassado.

3 – Os candidatos deverão estar acessar a plataforma Zoom para realização das provas, com meia hora de antecedência.

4 – O link da plataforma Zoom deverá ser acessado apenas pelo candidato que irá executar a prova, durante o período de execução da mesma, não podendo ser compartilhado e/ ou divulgado.

5 – As provas serão transmitidas ao vivo publicamente pelo canal do YouTube: www.youtube.com/souzalimaoficial . 

 

PREMIAÇÃO:

1º Turno – Troféu e Certificado Souza Lima.

2º Turno – Troféu e Certificado Souza Lima.
3º Turno – Troféu e Certificado Souza Lima.
4º Turno – Troféu, Certificado Souza Lima e Porcentagem de Bolsa para o Curso Técnico Presencial Souza Lima: 3º Lugar – 10%, 2º Lugar – 20% e 1º Lugar 30%.
5º Turno – Troféu, Certificado Souza Lima e Porcentagem de Bolsa para o Curso Técnico Presencial Souza Lima: 3º Lugar – 10%, 2º Lugar – 20% e 1º Lugar 30%.

*Ganhadores internacionais receberão apenas Certificado ou Bolsa para o Curso Técnico Presencial.

Recitais a serem transmitidos em Strasburgo – França – Escolha a critério da banca.

Faça já sua inscrição abaixo. Validação da inscrição apenas com o envio do comprovante de pagamento.


 

Hora de Início

09:00

5 de fevereiro de 2021

Tempo de conclusão

20:00

7 de fevereiro de 2021

Endereço

Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat