Edu Ardanuy – Guitarra

Edu Ardanuy – Guitarra

Eduardo Ardanuy já tem uma boa bagagem em sua carreira. Já participou de bandas como: A Chave, Anjos da Noite, Supla, Eduardo Araújo e desde 1992, formou junto com Andria e Ivan Busic a banda “Dr. Sin” da qual faz parte até hoje como sua banda principal. Recentemente, gravou um projeto instrumental chamado TRITONE com outros dois grandes guitarristas brasileiros, Sérgio Buss e Frank Solari.

Com o Dr. Sin, Eduardo já se apresentou em eventos como: Hollywood Rock, Monster of Rock, M 2000-Summer Concert e abriu shows de grandes nomes de Rock como: Ian Gillan, AC DC, Dream Teather, Mr. Big, Steve Vai, Satriani, Yngwie Malmsteen, Bon Jovi, entre outros.

Em 1998, foi eleito em uma votação feita por 200 guitarristas brasileiros e organizada pela revista Guitar Player Brasil, um dos dez melhores guitarristas do país, onde pode ser conferido no CD produzido pela revista Guitar Player, junto a outros grandes nomes da guitarra brasileira.

*Eduardo Ardanuy começou a tocar aos 13 anos. Passou para a guitarra aos 16 anos, quando ficava estudando, em média dez horas por dia. Suas influências são roqueiras: Jimi Hendrix, Johnny Winter, Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath e, depois, Van Halen, Yngwie Malmsteen, Steve Morse. “Sempre tive a mania de tentar tirar nota por nota, mas acabava me enchendo. Achava difícil tirar igual. Então, descobria o tom da música e tocava junto, improvisando… Eu ficava horas e horas fazendo pentatônica, que era uma das escalas que eu conhecia, procurando o meu jeito de tocar”. Eduardo fez parte dos conjuntos Chave do Sol, Anjos da Noite e Supla.

O guitarrista esbanja técnica. É um dos poucos que conseguem tocar com velocidade sem perder o sentimento da música. Seu rock pesado tem um suingue de funkeado nas bases e fraseados. Integra a banda Dr.Sin, que tem três discos lançados, Dr.Sin, Brutal e Insinity. Seus companheiros são os irmãos Andria (baixo e vocal) e Ivan Busic (bateria). Outro projeto no qual está envolvido é o Tritone, um trabalho de guitarras com Sérgio Buss e Frank Solari.
Ardanuy pretende gravar um disco solo instrumental e lançá-lo no final de 1998 ou no ano que vem. Já tem várias composições finalizadas. “Depende do ritmo em que eu for terminando as músicas para entrar em estúdio”, explica. O Dr. Sin também está preparando um novo trabalho. “Metade do disco está pronto. Vamos começar a gravar esse ano e deverá ser lançado em 1999”.

O guitarrista quer ainda montar um estúdio em casa, “para ficar gravando o dia inteiro”. Ele já tem um pequeno, de oito canais, mas deseja ampliá-lo para 24, com opções Midi. “Estou reformando o espaço em que o estúdio será construído. Além de gravações, quero produzir os meus discos e de outros artistas”.

Eduardo Ardanuy possui um currículo invejável, considerado um dos melhores guitarristas do país, eleito tanto pelo público como pelas melhores revistas especializadas, é um modelo a ser seguido tanto pelos iniciantes como para aqueles que já possuem algum know-how no mundo da guitarra. Já participou das bandas A Chave, Anjos da Noite, Supla, Eduardo Araújo e desde 1992, junto de Andria Busic e Ivan Busic, montaram a banda Dr.Sin, da qual faz parte até hoje.

Com a banda Dr.Sin, participou de grandes eventos como o Hollywood Rock, Monsters of Rock e M 2000 – Summer Concert, abrindo shows de grandes nomes do rock como Ian Gillan, AC/ DC, Dream Theater, Mr. Big, Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteem, Bon Jovi e entre outros.

Em 1998, junto com outros dois grandes guitarristas, Frank Solari e Sérgio Buss, montaram o projeto instrumental Tritone, do qual resultou na gravação do CD Just For Fun (and Maybe Some Money) e também realizaram shows pelo país.

No mesmo ano, em uma votação feita por 200 guitarristas brasileiros e organizada pela revista Guitar Player Brasil, foi eleito um dos dez melhores guitarristas do país, onde pode ser conferido no CD produzido pela revista Guitar Player, junto a outros grandes nomes da guitarra brasileira.

Eduardo Ardanuy também é muito popular como professor de guitarra, já leciona a mais de 15 anos e vem ministrando aulas e workshops por todo país.