Introdução

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios – Music Business

A Faculdade Souza Lima, uma das referências latino-americanas no ensino de música, reconhecida internacionalmente e detentora de convênios com instituições renomadas como o Berklee College of Music, o Centre des Musiques Didier Lockwood e o Newpark Music Centre, passa a oferecer novos cursos ao mercado, totalmente conectados ao cenário global. Para tanto, inaugura uma série de cursos voltados às Indústrias Criativas com um enfoque especial ao seu DNA musical.

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios

Conheça os Cursos de Pós-Graduação e de Extensão em Música & Negócios da Faculdade Souza Lima!

Curso de Pós Graduação

O Programa de Pós-graduação em Música & Negócios é ministrado por professores e profissionais experientes, reconhecidos e altamente especializados, com carreiras construídas no mercado musical. Temas importantes são apresentados de maneira prática, buscando não só aprimorar o desempenho daqueles que já atuam na indústria da música, mas também procurando motivar profissionais e estudantes de outras áreas que tenham paixão pela música e por seus desafios mercadológicos. O Programa leva todos a conhecer mais sobre as atividades dos segmentos fonográfico, editorial, das apresentações ao vivo, da gestão de carreiras artísticas e às tendências empreendedoras e de novos negócios do setor.

Dados Gerais

Quantidade de vagas: 25.

Modalidade: presencial.

Período: vespertino.

Aulas às segundas e quartas-feiras, das 14:30 às 18:00 horas.

Carga horária semanal: 8 horas-aula.

Carga horária total do curso: 512 horas-aula.

Duração do curso: 4 semestres, sendo 3 semestres com oferta regular de disciplinas e 1 semestre exclusivo para orientação, desenvolvimento, apresentação e entrega do TCC individual.

O curso de Pós-graduação em nível de Especialização em Música & Negócios cumpre as disposições da resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007, do Ministério da Educação.

Objetivos do Curso

  • Apresentar aos profissionais do mercado, estudantes e demais interessados as práticas empreendedoras e de gestão estratégica atualmente empregadas nos negócios da música;
  • Gerar a conscientização para a necessidade de uma maior profissionalização nas áreas de negócios relacionadas ao mercado musical;
  • Promover o network entre os participantes, fortalecendo as interações e a formação de parcerias e negócios;
  • Oferecer cinco áreas de concentração claramente delimitadas – mercado editorial musical, mercado fonográfico, mercado de entretenimento ao vivo, gestão de carreiras artísticas e empreendedorismo –, permitindo aos participantes que a escolha das disciplinas eletivas possa ser realizada de acordo com seus interesses individuais, sejam eles para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual, sejam para a sua atuação profissional futura.

Público-alvo

  • Artistas: compositores, intérpretes-cantores, músicos instrumentistas, artistas empreendedores;
  • Managers, agentes e produtores do mercado musical;
  • Profissionais vinculados a estúdios de gravação, selos e gravadoras; editoras, sociedades arrecadadoras de direitos autorais, distribuidoras, agências de sincronização, music libraries e music branding; supervisores musicais, produtoras de audiovisual e plataformas de streaming; curadores e programadores de centros culturais, casas de espetáculos e demais locais que promovam apresentações musicais ao vivo;
  • Profissionais interessados em ingressar no mercado musical;
  • Estudantes das áreas de direito, administração, marketing, comunicação social, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, turismo, eventos e produção cultural; de cinema, televisão e rádio; de música, artes cênicas, artes visuais e gastronomia; de arquitetura, design e moda, dentre outras.

Pré-requisitos

  • Curso de graduação em música ou nas áreas relacionadas acima, concluído antes da matrícula definitiva no programa;
  • Entrevista com a coordenação.

Estrutura do Curso

O Programa é composto de disciplinas obrigatórias, eletivas e seminários, e da obrigatoriedade de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual. Para a obtenção do Certificado em Especialização em Música & Negócios, o aluno deverá obter as seguintes quantidades parcial e total de horas-aula:

  • Disciplinas obrigatórias: 288 horas-aula;
  • Seminários de Música & Negócios: 32 horas-aula;
  • Disciplinas eletivas: 64 horas-aula;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual: equivalente a 128 horas-aula;
  • Total de horas-aula para obtenção do Certificado: 512 horas-aula.

As disciplinas obrigatórias e eletivas e mais os seminários serão cursados em 3 semestres, sendo o 4º e último semestre integralmente dedicado ao desenvolvimento, apresentação e entrega do TCC individual.

 

Disciplinas Obrigatórias e Seminários

Semestre I

TítuloTipoCarga horária
Introdução à Economia CriativaDisciplina16
Princípios e Práticas em Música e NegóciosDisciplina16
Fundamentos de Marketing para o Mercado MusicalDisciplina16
Gestão de Projetos Aplicada ao Mercado MusicalDisciplina16
Matemática Aplicada ao Mercado MusicalDisciplina16
Modelos de Negócios na Indústria da Música: tendências e estratégiasDisciplina16
Aspectos Legais em Música e NegóciosDisciplina16
Seminário Música & Negócios ISeminário16
 

Semestre II

TítuloTipoCarga horária
Marketing Digital: planejamento de campanhas, redes sociais e distribuição digitalDisciplina16
Direitos AutoraisDisciplina16
Empreendedorismo CriativoDisciplina16
Ética, Gestão e Liderança nas Indústrias CriativasDisciplina16
Estratégias de Comunicação e Marketing: artist branding, comunicação mercadológica, gestão de fãs e audiênciasDisciplina16
Captação de Recursos: leis de incentivo, editais públicos e privados, patrocínios, crowdfunding e investimentosDisciplina16
Globalização e Produção Musical Brasileira: análise estratégica de mercados e distribuição internacionalDisciplina16
Seminário Música & Negócios IISeminário16
 

Semestre III

TítuloTipoCarga horária
Gestão Financeira em Música e NegóciosDisciplina16
Análise de Dados do Mercado MusicalDisciplina16
Métodos de Pesquisa em Música e NegóciosDisciplina16
Orientação – Trabalho de Conclusão de CursoDisciplina16

 

Disciplinas Eletivas

As disciplinas eletivas compõem um conjunto de 7 disciplinas, de 16 horas-aula cada uma, dentre as quais o aluno selecionará 4 delas, a serem cursadas durante o Semestre III, de acordo com seus objetivos. As disciplinas selecionadas serão autorizadas pela coordenação do curso em consonância com a área de concentração selecionada pelo aluno, dentre as seguintes:

  • Mercado Editorial de Música;
  • Mercado de Entretenimento ao Vivo;
  • Mercado Fonográfico;
  • Gestão de Carreiras Artísticas;
  • Empreendedorismo.

Disciplinas Eletivas

TítuloTipoCarga horária
Artist ManagementDisciplina16
Edição MusicalDisciplina16
Produção Fonográfica e VídeomusicalDisciplina16
Planejamento, Gestão e Produção de Concertos, Shows e TurnêsDisciplina16
Gestão de Arenas e Casas de EspetáculosDisciplina16
Gestão e Produção de FestivaisDisciplina16
Licenciamento em MúsicaDisciplina16

Metodologia

  • Expositiva, com apresentação de slides e de recursos audiovisuais;
  • Apresentação de casos para análise em sala de aula;
  • Jogos baseados em técnicas empreendedoras, a serem praticados em sala de aula, com simulações de situações reais;
  • Exercícios avaliativos individuais e em grupo, aplicados em sala de aula.

Critérios de Avaliação e Aprovação

  • Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver 60% ou mais de aproveitamento nas avaliações e tiver, no mínimo, 75% de frequência, correspondente a 12 horas-aula. Os recursos de avaliação a serem utilizados serão trabalhos em sala de aula e uma avaliação final, podendo ser, à critério dos docentes, trabalho ou prova sobre o conteúdo ministrado;
  • No caso dos seminários, além dos critérios acima, é obrigatória a presença dos alunos na apresentação final dos trabalhos;
  • Para obtenção do Certificado em Especialização em Música & Negócios, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual deverá obter nota mínima 8,0 de um total de 10,0 pontos.

Certificações

Para aqueles que atenderem aos critérios de avaliação acima, será emitido o Certificado de Especialização em Música & Negócios, em nível de Pós-graduação.

Opcionalmente, para aqueles que optarem pela obtenção de uma certificação parcial em 2 semestres, é oferecido o Certificado de Aperfeiçoamento em Fundamentos do Mercado Musical, com 256 horas-aula, mediante o cumprimento da grade curricular dos semestres I e II.

Caso, ao seu término, o aluno decida prosseguir seus estudos para obtenção do Certificado de Especialização em Música & Negócios, poderá optar automaticamente por isso ao término do semestre II e, caso autorizado pela coordenação do Programa, cursar as disciplinas previstas para o semestre III e assumir a obrigatoriedade de optar por uma das áreas de concentração, elaborando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como atividade obrigatória.

Investimento

Certificado de Especialização em Música & Negócios, em nível de Pós-graduação:

24 parcelas mensais de R$ 899,00 para novos ingressantes;

24 parcelas mensais de R$ 750,00 para professores das unidades Souza Lima Ensino de Música, participantes das escolas conveniadas SLCE e alunos egressos da Faculdade de Música Souza Lima.


Certificado de Aperfeiçoamento em Fundamentos do Mercado Musical, em nível de Pós-graduação

(Para aqueles que optarem pela obtenção de uma certificação parcial em 2 semestres, com 256 horas-aula, mediante o cumprimento da grade curricular dos semestres I e II):

12 parcelas mensais de R$ 899,00 para novos ingressantes;

12 parcelas mensais de R$ 750,00 para professores das unidades Souza Lima Ensino de Música, participantes das escolas conveniadas SLCE e alunos egressos da Faculdade de Música Souza Lima.

Cursos de Extensão

Os Cursos de Extensão em Música & Negócios oferecem a todos os interessados a oportunidade de se atualizarem ou até mesmo de tomarem um primeiro contato com temas específicos relacionados ao ecossistema do mercado musical. Todos os cursos têm carga horária de 16 horas-aula, ministrados sempre às segundas e quartas-feiras, das 14:30 às 18:00 horas. Assim, num formato bastante dinâmico, oferecemos um novo curso a cada duas semanas. Se o interesse for por mais de um curso, há ótimas condições de descontos progressivos previstas em nossa tabela de investimentos. E, no caso de empresas interessadas em contratar nossos cursos para seus funcionários, entre em contato conosco para todas as informações adicionais que desejar.

Acompanhe periodicamente os Cursos de Extensão em Música & Negócios! A grade sempre é atualizada com a inclusão de novos cursos!

Indústrias Criativas

Como monetizar a sua produção artística e criativa

 

Modalidade: presencial

Período: vespertino

Aulas às segundas e quartas-feiras,
das 14:30 às 18:00 horas

Carga horária: 16 horas-aula

Data de início: 11/03/2019

Data de término: 20/03/2019

 

Muito tem se falado sobre as Indústrias Criativas e a sua importância para a economia dos países. Conceito gerado a partir de pesquisadores vinculados a universidades da Austrália e disseminado globalmente por estudiosos e profissionais do Reino Unido, a Economia Criativa tem na tecnologia e na revolução digital do século XXI fortes aliadas para o desenvolvimento e inovação de sua cadeia produtiva, desde o processo de criação até a distribuição e divulgação de seus produtos e serviços, da comunidade local à qual pertence o agente criador até o mercado global. Seu conceito é amplo e abrange as seguintes atividades:

  • De expressão artística, como música, artes cênicas (circo, dança e teatro), museu e patrimônio, artes visuais, mercado de arte e antiguidades, gastronomia e tradições culturais;
  • De design, como artesanato, arquitetura, design e moda;
  • De mídia e informação, como cinema, televisão, rádio, editorial, publicidade e propaganda, novas mídias, software, games e animação.

Outro conceito que permeia as atividades criativas é o do empreendedorismo. Suas ferramentas para tomadas de decisão têm se mostrado altamente eficientes no desenvolvimento de micro, pequenos e médios negócios criativos, potencializando a entrada de novos agentes no mercado das Indústrias Criativas.

No Brasil, tanto as políticas públicas quanto as de mercado têm se reinventado no sentido de atender a esse novo e irreversível cenário. É, portanto, o momento de potencializarmos as práticas inovadoras e empreendedoras da economia criativa brasileira, oferecendo programas efetivos de capacitação e de desenvolvimento profissional.

 

Objetivos do Curso

  • Oferecer um panorama histórico e da construção dos conceitos de Economia Criativa e Indústrias Criativas;
  • Debater acerca dos conceitos e usos dos termos Indústria Cultural e Indústria Criativa, buscando compreender semelhanças e dissonâncias entre ambos e definindo a praticidade deste ou daquele para a produção contemporânea de bens e serviços culturais e criativos;
  • Apresentar o conceito de aglomerado produto criativo e estabelecer correlações com outros conjuntos de agentes culturais e criativos do cenário brasileiro, como coletivos e pontos de cultura;
  • Discorrer acerca das políticas públicas voltadas aos setores cultural e criativo brasileiros;
  • Estabelecer relações eficazes entre criatividade, inovação e empreendedorismo;
  • Definir a importância da tecnologia, da revolução digital e da internet ao longo da cadeia produtiva das atuais indústrias criativas;
  • Direcionar os conceitos apresentados para o cotidiano das organizações e dos empreendedores culturais e criativos, demonstrando a importância desses fundamentos no desenvolvimento de planos de negócios, planejamentos estratégicos e gestão de projetos.

 

Público-alvo

  • Artistas dos mercados criativos de expressão, design, mídia e informação;
  • Managers, agentes e produtores do mercado cultural e criativo;
  • Profissionais interessados em ingressar no mercado das indústrias criativas;
  • Estudantes das áreas de direito, administração, marketing, comunicação social, publicidade e propaganda, relações públicas, turismo, eventos e produção cultural; de cinema, televisão, rádio e jornalismo; de música, artes cênicas, artes visuais e gastronomia; de arquitetura, design e moda, dentre outras.

Introdução ao Music Business

Conhecendo o mercado musical para viver de música
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 25/03/2019

Música e Marketing

Como se relacionar com o mercado e com seu público
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 08/04/2019

Técnicas de Gestão de Projetos Culturais

Ferramentas para um Produtor Executivo líder e com visão 360°
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 22/04/2019

Matemática Aplicada às Atividades Culturais

Tudo o que você precisa saber calcular ao longo de sua carreira artística
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 08/05/2019

Modelos de Negócios no Mercado Musical

Estratégias e tendências, do compositor aos canais de streaming
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 22/05/2019

Bases legais do Mercado Musical

Conhecendo leis e contratos, da proteção de direitos às relações comerciais
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 05/06/2019

Informações Gerais

Pré-requisitos

  • Entrevista com a coordenação.

 

Metodologia de Ensino

  • Expositiva, com apresentação de slides e de recursos audiovisuais;
  • Apresentação de casos para análise em sala de aula;
  • Jogos baseados em técnicas empreendedoras, a serem praticados em sala de aula, com simulações de situações reais;
  • Exercícios avaliativos individuais e em grupo, aplicados em sala de aula.

 

Critérios de Avaliação e Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver 60% ou mais de aproveitamento nas avaliações e tiver, no mínimo, 75% de frequência, correspondente a 12 horas-aula. Os recursos de avaliação a serem utilizados serão trabalhos em sala de aula e uma avaliação final, podendo ser, à critério dos docentes, trabalho ou prova sobre o conteúdo ministrado.

 

Certificação

Para aqueles que atenderem aos critérios de avaliação acima, será emitido o Certificado de Curso de Extensão em Música & Negócios.

 

Investimentos

Curso de Extensão em Música & Negócios com 16 horas-aula: R$ 599,00;

Para aqueles que tiverem interesse em mais de um curso, oferecemos descontos progressivos de acordo com a quantidade de cursos:

Quantidade de Inscrições% DescontoR$ PacotePreço médio por Curso de Extensão
10,00%R$ 599,00R$ 599,00
210,00%R$ 1.078,19R$ 539,10
317,50%R$ 1.482,51R$ 494,17
422,50%R$ 1.856,89R$ 464,22

 

Os pagamentos poderão ser realizados à vista ou de forma parcelada. Consulte nossos meios de pagamentos.

Coordenação – Prof. MSc Fábio Sabetta Morales

  • Mestrando em Empreendedorismo e Economia Criativa pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – USP.
  • Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP.
  • Especialista em Marketing Intelligence pela Universidade Nova de Lisboa/Portugal.
  • Bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  • Consultor Sênior da Neo [M³] – Marketing and Management Mentoring for the Creative Industries.
  • Diretor Associado de Marketing e Negócios da Estação Criativa – Live Marketing, Eventos e Cultura.
  • Profissional e empreendedor no mercado musical há trinta anos, atuando como músico, produtor, booking agent, manager, curador e diretor artístico.
  • Foi coordenador do Programa Empreendedor Cultural do Sebrae/SP e do MBA em Gestão da Cultura e Economia Criativa da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música & Negócios da Faculdade Souza Lima. Palestrante, professor universitário e pesquisador em economia criativa e mercado musical.

Fale com a Coordenação: musicaenegocios@souzalimaensinodemusica.com.br .

A instituição poderá adiar a data de início do curso ou até mesmo cancelar a sua oferta caso não seja atingido o número mínimo de alunos. Todos os interessados que eventualmente tenham efetuado pagamentos de matrícula terão seus valores integralmente devolvidos caso assim o solicitem.

O primeiro passo é o registro online. Devido ao limite de vagas, os candidatos inscritos serão analisados a partir das informações fornecidas. Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista com a Coordenação do curso, na qual também serão solicitadas comprovações das informações fornecidas. Os candidatos serão individualmente informados, por e-mail, sobre o resultado de seu processo de inscrição. Aos aprovados, também serão transmitidas as instruções para o prosseguimento de suas matrículas.

Ficha de Inscrição

É permitido escolher mais de uma opção