Pós-graduação em Educação Musical

Pós-graduação em Educação Musical

DURATION:
360 horas

Address

Rua Maria Figueiredo, 560   View map

Pós-graduação em Educação Musical

Cadastre-se aqui para receber maiores informações:

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

  1. INTRODUÇÃO

A Faculdade de Música Souza Lima, sob a coordenação do professor Mestre João Marcondes – educador musical, compositor, arranjador, escritor e pesquisador, criou um programa de pós-graduação Lato Sensu presencial dedicado a Educação Musical, que conhece os processos de aprendizagem tradicionais, mas que reconhece a importância da consolidação de novos processos de aprendizagem.

O músico ingressa em uma ação educadora, como educador musical, egresso de um bacharelado em instrumento, sem experiência para com abordagem pedagógica. Um educador precisa consolidar as ferramentas para utilizar a música, seja do aspecto teórico, ou prático, como matriz do aprendizado.

A educação musical é motriz formadora de novos arranjadores, instrumentistas, compositores, educadores, musicoterapeutas, produtores e pesquisadores. O curso de pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Souza Lima estabelece uma dinâmica que mescla a avaliação de resultados de novas projeções metodológicas, da formação de um agente multifacetado e interdisciplinar, considerando também metodologias que nos são tradicionais.

Há um eixo que alinha as ações da educação musical. Um eixo de convergência que contribui para sistematização do aprendizado. A educação musical deve se valer de todos os recursos disponíveis. Preparar o músico para a totalidade de experiências docentes que se pode vivenciar gozando dos direitos que a especialização concede.

 

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

Através de um programa curricular que reconhece o educador musical em suas diversas dinâmicas de atuação, avalizar o desenvolvimento prático e teórico, entre a ação e pensamento, reflexão e construção dos processos de aprendizado. Beneficiando diretamente o estudante em suas diferentes situações e ações da prática musical.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

2.2.1 Compreender as ações do educador musical.

2.2.2 Constituir de prática linear e não linear a aprendizagem.

2.2.3 Fomentar o desenvolvimento de métodos, e alternativas que reinterpretem métodos tradicionais.

2.2.4 Compreender a ação do ensino tecnicista, os benefícios e lacunas.

2.2.5 Compreender a ação do ensino lúdico, e os limites para a recreação.

2.2.6 Reconhecer e potencializar ações digitais como mecanismos de aprendizagem e reflexão.

  1. JUSTIFICATIVAS

Um número considerável de instituições de ensino oferecem programas no campo da Educação Musical. Em modelo presencial e EAD.

A oferta de uma pós-graduação em modelo lato sensu, presencial, pela Faculdade Souza Lima promove diretrizes para ação do músico educador atuante no século XXI, complementando também o que se propõe para a instituição: Necessidade, expectativa e desenvolvimento. A educação musical é reflexo do Souza  Lima, mas até esse momento não havia um programa que atendesse essa demanda tão importante para o aprimoramento profissional.

  1. DESCRIÇÃO DO CURSO

O programa de Educação Musical da Faculdade Souza Lima é dividido em dois módulos.

O primeiro módulo possui cento e setenta e seis horas-aula. E compreende em reflexões fundamentais do aprendizado musical contemporâneo, das influências culturais, e pedagógicas que compõe a formação do músico tanto quanto do apreciador.

O segundo módulo, com cento e oitenta e quatro horas-aula. Inclui o  desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, tais quais as ferramentas para a educação musical em sala de aula, do aspecto individual ao coletivo. Para a conclusão do curso está previsto o desenvolvimento de uma metodologia de ensino sob as diversas temáticas possíveis do aprendizado musical.

4.1 PERIODICIDADE E CARGA HORÁRIA

360 horas – Presenciais.

Duração – 2 semestres.

Carga Horária Semanal – 8h/aula por dia de encontro. Aulas aos sábados. Ocasionalmente, em periodicidade bimestral, aos domingos.

Início do curso – 30 de Março de 2019

4.2 PÚBLICO ALVO

Profissionais formados em música (bacharelado ou licenciatura) e graduados em áreas da educação.

  1. AÇÕES DO PROGRAMA

Oferecendo experimentos in loco no dia a dia das atividades do Conservatório e ONGS – algo inédito aos programas de educação musical no Brasil, o Souza Lima como instituição beneficia alunos do programa em Educação Musical, por aglomerar classes do nível básico ao avançado, oferecendo um ambiente propicio de fomento metodológico aos estudantes do programa.

 

  1. DISCIPLINAS

DisciplinasHorasCréditos
Educação Musical – 1º módulo360160
Consolidação de escrita musical.245
Solfejo – prática e aplicação em sala de aula.245
Ensino tecnicista e ensino lúdico. Gênero e estilo em sala de aula.2410
A percepção dos instrumentos e o desenvolvimento da musicalidade.2410
Elementos da formação musical: da música de tradição oral à música fonográfica.2410
A internet e a influência sobre a aprendizagem musical.2410
Paulo Freire e Rubem Alves, e as reflexões do desenvolvimento e processos de aprendizagem entre o construtivismo, Heitor Villa-Lobos e o método do canto orfeônico. Desenvolvimento metodológico.2410
Educação Musical – 2º Módulo
Método: Aspectos fundamentais da ação do educador em instrumento.2410
Laboratório de Composição e Arranjo

·       Desenvolvimento da criatividade e ação educativa no ensino regular.

·       Desenvolvimento de criatividade para o ensino coletivo de instrumentos.

2410
Organologia para confecção de instrumentos para a educação musical.2410
Pedagogia Musical – Kodally, Orff e DalCrouze. E a influência na prática do ensino musical no Brasil.2410
História da música e os ecos para a aprendizagem por referência estética.2410
Agrupamento e práticas coletivas no desenvolvimento da motricidade.2410
Metodologia de Pesquisa em Educação.2410
Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.2440

 

Inscrição:

Para validar sua inscrição, é necessário cadastrar-se no curso através do formulário abaixo e também efetuar o pagamento da primeira mensalidade clicando no link do PagSeguro abaixo:




 

Cadastre-se agora: