fbpx

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios - Music Business

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios

Introdução

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios – Music Business

A Faculdade Souza Lima, uma das referências latino-americanas no ensino de música, reconhecida internacionalmente e detentora de convênios com instituições renomadas como o Berklee College of Music, o Centre des Musiques Didier Lockwood e o Newpark Music Centre, passa a oferecer novos cursos ao mercado, totalmente conectados ao cenário global. Para tanto, inaugura uma série de cursos voltados às Indústrias Criativas com um enfoque especial ao seu DNA musical.

Curso de Pós Graduação e de Extensão em Música & Negócios

Conheça os Cursos de Pós-Graduação e de Extensão em Música & Negócios da Faculdade Souza Lima!

Curso de Pós Graduação

O Programa de Pós-graduação em Música & Negócios é ministrado por professores e profissionais experientes, reconhecidos e altamente especializados, com carreiras construídas no mercado musical. Temas importantes são apresentados de maneira prática, buscando não só aprimorar o desempenho daqueles que já atuam na indústria da música, mas também procurando motivar profissionais e estudantes de outras áreas que tenham paixão pela música e por seus desafios mercadológicos. O Programa leva todos a conhecer mais sobre as atividades dos segmentos fonográfico, editorial, das apresentações ao vivo, da gestão de carreiras artísticas e às tendências empreendedoras e de novos negócios do setor.

Dados Gerais

Quantidade de vagas: 25.

Modalidade: presencial.

Período: vespertino.

Início: Agosto/2019

Aulas às segundas e quartas-feiras, das 14:30 às 18:00 horas.

Carga horária semanal: 8 horas-aula.

Carga horária total do curso: 512 horas-aula.

Duração do curso: 4 semestres, sendo 3 semestres com oferta regular de disciplinas e 1 semestre exclusivo para orientação, desenvolvimento, apresentação e entrega do TCC individual.

O curso de Pós-graduação em nível de Especialização em Música & Negócios cumpre as disposições da resolução CNE/CES Nº 1, de 6 de Abril de 2018 do Ministério da Educação.

Objetivos do Curso

  • Apresentar aos profissionais do mercado, estudantes e demais interessados as práticas empreendedoras e de gestão estratégica atualmente empregadas nos negócios da música;
  • Gerar a conscientização para a necessidade de uma maior profissionalização nas áreas de negócios relacionadas ao mercado musical;
  • Promover o network entre os participantes, fortalecendo as interações e a formação de parcerias e negócios;
  • Oferecer cinco áreas de concentração claramente delimitadas – mercado editorial musical, mercado fonográfico, mercado de entretenimento ao vivo, gestão de carreiras artísticas e empreendedorismo –, permitindo aos participantes que a escolha das disciplinas eletivas possa ser realizada de acordo com seus interesses individuais, sejam eles para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual, sejam para a sua atuação profissional futura.

Público-alvo

  • Artistas: compositores, intérpretes-cantores, músicos instrumentistas, artistas empreendedores;
  • Managers, agentes e produtores do mercado musical;
  • Profissionais vinculados a estúdios de gravação, selos e gravadoras; editoras, sociedades arrecadadoras de direitos autorais, distribuidoras, agências de sincronização, music libraries e music branding; supervisores musicais, produtoras de audiovisual e plataformas de streaming; curadores e programadores de centros culturais, casas de espetáculos e demais locais que promovam apresentações musicais ao vivo;
  • Profissionais interessados em ingressar no mercado musical;
  • Estudantes das áreas de direito, administração, marketing, comunicação social, publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, turismo, eventos e produção cultural; de cinema, televisão e rádio; de música, artes cênicas, artes visuais e gastronomia; de arquitetura, design e moda, dentre outras.

Pré-requisitos

  • Curso de graduação em música ou nas áreas relacionadas acima, concluído antes da matrícula definitiva no programa;
  • Entrevista com a coordenação.

Estrutura do Curso

O Programa é composto de disciplinas obrigatórias, eletivas e seminários, e da obrigatoriedade de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual. Para a obtenção do Certificado em Especialização em Música & Negócios, o aluno deverá obter as seguintes quantidades parcial e total de horas-aula:

  • Disciplinas obrigatórias: 288 horas-aula;
  • Seminários de Música & Negócios: 32 horas-aula;
  • Disciplinas eletivas: 64 horas-aula;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual: equivalente a 128 horas-aula;
  • Total de horas-aula para obtenção do Certificado: 512 horas-aula.

As disciplinas obrigatórias e eletivas e mais os seminários serão cursados em 3 semestres, sendo o 4º e último semestre integralmente dedicado ao desenvolvimento, apresentação e entrega do TCC individual.

 

Disciplinas Obrigatórias e Seminários

Semestre I

Título Tipo Carga horária
Introdução à Economia Criativa Disciplina 16
Princípios e Práticas em Música e Negócios Disciplina 16
Fundamentos de Marketing para o Mercado Musical Disciplina 16
Gestão de Projetos Aplicada ao Mercado Musical Disciplina 16
Matemática Aplicada ao Mercado Musical Disciplina 16
Modelos de Negócios na Indústria da Música: tendências e estratégias Disciplina 16
Aspectos Legais em Música e Negócios Disciplina 16
Seminário Música & Negócios I Seminário 16
 

Semestre II

Título Tipo Carga horária
Marketing Digital: planejamento de campanhas, redes sociais e distribuição digital Disciplina 16
Direitos Autorais Disciplina 16
Empreendedorismo Criativo Disciplina 16
Ética, Gestão e Liderança nas Indústrias Criativas Disciplina 16
Estratégias de Comunicação e Marketing: artist branding, comunicação mercadológica, gestão de fãs e audiências Disciplina 16
Captação de Recursos: leis de incentivo, editais públicos e privados, patrocínios, crowdfunding e investimentos Disciplina 16
Globalização e Produção Musical Brasileira: análise estratégica de mercados e distribuição internacional Disciplina 16
Seminário Música & Negócios II Seminário 16
 

Semestre III

Título Tipo Carga horária
Gestão Financeira em Música e Negócios Disciplina 16
Análise de Dados do Mercado Musical Disciplina 16
Métodos de Pesquisa em Música e Negócios Disciplina 16
Orientação – Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina 16

 

Disciplinas Eletivas

As disciplinas eletivas compõem um conjunto de 7 disciplinas, de 16 horas-aula cada uma, dentre as quais o aluno selecionará 4 delas, a serem cursadas durante o Semestre III, de acordo com seus objetivos. As disciplinas selecionadas serão autorizadas pela coordenação do curso em consonância com a área de concentração selecionada pelo aluno, dentre as seguintes:

  • Mercado Editorial de Música;
  • Mercado de Entretenimento ao Vivo;
  • Mercado Fonográfico;
  • Gestão de Carreiras Artísticas;
  • Empreendedorismo.

Disciplinas Eletivas

Título Tipo Carga horária
Artist Management Disciplina 16
Edição Musical Disciplina 16
Produção Fonográfica e Vídeomusical Disciplina 16
Planejamento, Gestão e Produção de Concertos, Shows e Turnês Disciplina 16
Gestão de Arenas e Casas de Espetáculos Disciplina 16
Gestão e Produção de Festivais Disciplina 16
Licenciamento em Música Disciplina 16

Metodologia

  • Expositiva, com apresentação de slides e de recursos audiovisuais;
  • Apresentação de casos para análise em sala de aula;
  • Jogos baseados em técnicas empreendedoras, a serem praticados em sala de aula, com simulações de situações reais;
  • Exercícios avaliativos individuais e em grupo, aplicados em sala de aula.

Critérios de Avaliação e Aprovação

  • Será considerado aprovado em cada disciplina o aluno que obtiver 60% ou mais de aproveitamento nas avaliações e tiver, no mínimo, 75% de frequência, correspondente a 12 horas-aula. Os recursos de avaliação a serem utilizados serão trabalhos em sala de aula e uma avaliação final, podendo ser, à critério dos docentes, trabalho ou prova sobre o conteúdo ministrado;
  • No caso dos seminários, além dos critérios acima, é obrigatória a presença dos alunos na apresentação final dos trabalhos;
  • Para obtenção do Certificado em Especialização em Música & Negócios, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) individual deverá obter nota mínima 8,0 de um total de 10,0 pontos.

Certificações

Para aqueles que atenderem aos critérios de avaliação acima, será emitido o Certificado de Especialização em Música & Negócios, em nível de Pós-graduação.

Opcionalmente, para aqueles que optarem pela obtenção de uma certificação parcial em 2 semestres, é oferecido o Certificado de Aperfeiçoamento em Fundamentos do Mercado Musical, com 256 horas-aula, mediante o cumprimento da grade curricular dos semestres I e II.

Caso, ao seu término, o aluno decida prosseguir seus estudos para obtenção do Certificado de Especialização em Música & Negócios, poderá optar automaticamente por isso ao término do semestre II e, caso autorizado pela coordenação do Programa, cursar as disciplinas previstas para o semestre III e assumir a obrigatoriedade de optar por uma das áreas de concentração, elaborando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como atividade obrigatória.

Investimento

Certificado de Especialização em Música & Negócios, em nível de Pós-graduação:

24 parcelas mensais de R$ 899,00 para novos ingressantes;

24 parcelas mensais de R$ 750,00 para professores das unidades Souza Lima Ensino de Música, participantes das escolas conveniadas SLCE e alunos egressos da Faculdade de Música Souza Lima.


Certificado de Aperfeiçoamento em Fundamentos do Mercado Musical, em nível de Pós-graduação

(Para aqueles que optarem pela obtenção de uma certificação parcial em 2 semestres, com 256 horas-aula, mediante o cumprimento da grade curricular dos semestres I e II):

12 parcelas mensais de R$ 899,00 para novos ingressantes;

12 parcelas mensais de R$ 750,00 para professores das unidades Souza Lima Ensino de Música, participantes das escolas conveniadas SLCE e alunos egressos da Faculdade de Música Souza Lima.

Cursos de Extensão

Os Cursos de Extensão em Música & Negócios oferecem a todos os interessados a oportunidade de se atualizarem ou até mesmo de tomarem um primeiro contato com temas específicos relacionados ao ecossistema do mercado musical. Todos os cursos têm carga horária de 16 horas-aula, ministrados sempre às segundas e quartas-feiras, das 14:30 às 18:00 horas. Assim, num formato bastante dinâmico, oferecemos um novo curso a cada duas semanas. Se o interesse for por mais de um curso, há ótimas condições de descontos progressivos previstas em nossa tabela de investimentos. E, no caso de empresas interessadas em contratar nossos cursos para seus funcionários, entre em contato conosco para todas as informações adicionais que desejar.

Acompanhe periodicamente os Cursos de Extensão em Música & Negócios! A grade sempre é atualizada com a inclusão de novos cursos!

Princípios e Práticas em Música e Negócios

Conhecendo o mercado musical para viver de música
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 08/04/2019

Fundamentos de Marketing para o Mercado Musical

Como se relacionar com o mercado e com seu público
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 22/04/2019

Técnicas de Gestão de Projetos Culturais

Ferramentas para um Produtor Executivo líder e com visão 360°
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 08/05/2019

Modelos de Negócios na Indústria da Música: tendências e estratégias

Estratégias e tendências, do compositor aos canais de streaming
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 22/05/2019

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Aspectos Legais em Música e Negócios

Conhecendo leis e contratos, da proteção de direitos às relações comerciais
Presencial
Aulas: segundas e quartas, das 14h30min às 18h

Início: 05/06/2019

Informações Gerais

Pré-requisitos

  • Entrevista com a coordenação.

 

Metodologia de Ensino

  • Expositiva, com apresentação de slides e de recursos audiovisuais;
  • Apresentação de casos para análise em sala de aula;
  • Jogos baseados em técnicas empreendedoras, a serem praticados em sala de aula, com simulações de situações reais;
  • Exercícios avaliativos individuais e em grupo, aplicados em sala de aula.

 

Critérios de Avaliação e Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver 60% ou mais de aproveitamento nas avaliações e tiver, no mínimo, 75% de frequência, correspondente a 12 horas-aula. Os recursos de avaliação a serem utilizados serão trabalhos em sala de aula e uma avaliação final, podendo ser, à critério dos docentes, trabalho ou prova sobre o conteúdo ministrado.

 

Certificação

Para aqueles que atenderem aos critérios de avaliação acima, será emitido o Certificado de Curso de Extensão em Música & Negócios.

 

Investimentos

Curso de Extensão em Música & Negócios com 16 horas-aula: R$ 599,00;

Para aqueles que tiverem interesse em mais de um curso, oferecemos descontos progressivos de acordo com a quantidade de cursos:

Quantidade de Inscrições % Desconto R$ Pacote Preço médio por Curso de Extensão
1 0,00% R$ 599,00 R$ 599,00
2 10,00% R$ 1.078,19 R$ 539,10
3 17,50% R$ 1.482,51 R$ 494,17
4 22,50% R$ 1.856,89 R$ 464,22

 

Os pagamentos poderão ser realizados à vista ou de forma parcelada. Consulte nossos meios de pagamentos.

Coordenação – Prof. MSc Fábio Sabetta Morales

  • Mestrando em Empreendedorismo e Economia Criativa pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – USP.
  • Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP.
  • Especialista em Marketing Intelligence pela Universidade Nova de Lisboa/Portugal.
  • Bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  • Consultor Sênior da Neo [M³] – Marketing and Management Mentoring for the Creative Industries.
  • Diretor Associado de Marketing e Negócios da Estação Criativa – Live Marketing, Eventos e Cultura.
  • Profissional e empreendedor no mercado musical há trinta anos, atuando como músico, produtor, booking agent, manager, curador e diretor artístico.
  • Foi coordenador do Programa Empreendedor Cultural do Sebrae/SP e do MBA em Gestão da Cultura e Economia Criativa da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música & Negócios da Faculdade Souza Lima. Palestrante, professor universitário e pesquisador em economia criativa e mercado musical.

Fale com a Coordenação: musicaenegocios@souzalimaensinodemusica.com.br .

A instituição poderá adiar a data de início do curso ou até mesmo cancelar a sua oferta caso não seja atingido o número mínimo de alunos. Todos os interessados que eventualmente tenham efetuado pagamentos de matrícula terão seus valores integralmente devolvidos caso assim o solicitem.

O primeiro passo é o registro online. Devido ao limite de vagas, os candidatos inscritos serão analisados a partir das informações fornecidas. Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista com a Coordenação do curso, na qual também serão solicitadas comprovações das informações fornecidas. Os candidatos serão individualmente informados, por e-mail, sobre o resultado de seu processo de inscrição. Aos aprovados, também serão transmitidas as instruções para o prosseguimento de suas matrículas.

Ficha de Inscrição

É permitido escolher mais de uma opção

Berklee College of Music

Centre des Musiques Didier Lockwood

Newpark Music Centre

EMMAT

 

Conservatori Liceu

Escuela Moderna Música Y Danza - Instituto professional

Terciario Tamaba - Música & Sonido

Musictime - Modern & Classic Music Studio

Da Capo Escuela de Música

PARAÍSO – MATRIZ

Rua Maria Figueiredo, 560
São Paulo – SP
CEP 04002-003
Fone: 11. 3050 0330
Cel. Alternativos: 11. 989171059 / 11. 989171738 / 11. 994615921

ALPHAVILLE

Unidade Alphaville
Praça Vitória Régia, 86
Centro Comercial
Fone: 11. 4191-1546
Cel.: 11. 99458-9697

MOEMA

Alameda dos Nhambiquaras, 2021
Fones: 11. 5093-9144 / 11. 5093-7191
Cel.: 11. 99458-1609

9 DE JULHO

Av. 9 de Julho, 3279 – Jd. Paulista
Fone: 11 2384-2904

TUTÓIA

Áudio e produção
Rua Tutóia, 193 – Paraíso
Fone: 11. 3887 6596

RIBEIRÃO PRETO

Av. Santa Luzia, 285
Jardim Sumaré
Fones: 16 3441-1588 / 16 3632-7262
Cel.: 16 98117-7163

LENÇÓIS PAULISTA

Centro – Rua Anita Garibaldi , 633
Fone: 14. 3264-2733
Cel.: 14. 99820-1233

GALERIA DO ROCK

5o Andar da Galeria do Rock
Av. São João, 439 – República
Fone: 11. 98305-6469

E. C. BANESPA

Av. Santo Amaro, 5.565
Brooklin
Fone: 11. 5536 8283