03 nov Vale comprar uma guitarra de luthier?
Vale comprar uma guitarra de luthier?
Na opinião desse guitarrista que aqui escreve, vale a pena comprar uma guitarra de luthier se pretende se casar com ela. Ou seja, mantê-la definitivamente entre suas guitarras.
É comum entre nós guitarristas a vontade de trocar e acumular instrumentos, eu mesmo já desaconselhei o acúmulo, instrumento parado deprecia – vale se estiver usando. Mas a troca é muito sadia, e muito divertida!
Eu tenho uma guitarra que já vendi e comprei de volta três vezes, e sempre pelo mesmo valor. Trata-se de uma fender road worn, top de linha entre as guitarras mexicanas. Nunca perdi um real com ela. Mas…
Em 2016 decidi mandar fazer duas guitarras. Fechei o valor, dividi o pagamento, e resumindo a entrega demorou muito mais que o previsto. Quando as guitarras chegaram ainda entendi como fora do que eu havia planejado.
Cada guitarra custou sete mil, mais ou menos, ou em valor atualizado. Coloquei a venda. Um ano e nenhuma proposta. Não é venda, é proposta. Baixei o preço até metade, e seguiu assim. O Luthier quando viu o valor que estava vendendo me propôs recomprá-las para não “prejudicar” o negócio dele.
É das maiores marcar de instrumento customizado, que estou falando. Eu compraria algo para casar-se com o instrumento, um instrumento que me atendesse de fato. Duas guitarras peguei, que não me atenderam, tenho modelos fender e Gibson que para meu trabalho atendem mais, e na revenda nada.
Tenho alunos que passaram o mesmo. Instrumento de luthier não tem valor de revenda.
O prazer em fazer o instrumento é grande mesmo, mas isso atende até certo ponto o que você precisa de fato. Só com o instrumento na mão que percebemos se correspondeu ou não ao que esperamos.
Uma fender vale o que ela vale. Equiparar preço de marca customizada ou de luthier por o valor de um instrumento tabelado em dólar é algo absurdo. Pense bem antes de se casar com quem você não quer.
Eu casei com uma, mas comprei testando. Luthier norte-americano chamado John Carruters.