Vale a pena fazer pós em Educação Musical?

joão marcondes

Vale a pena fazer pós em Educação Musical?

Se você pretende atuar com atividades letivas é fundamental que realize programas voltados à educação, e não como complemento de currículo, como reflexão e aprendizagem. Vale muito a pena fazer pós em educação musical.

No Souza Lima, ou melhor, na Faculdade Souza Lima oferecemos a PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL – COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO. Entre dois e três semestres, e totalmente presencial.

A pós em educação musical no Souza Lima pode ser realizada por pedagogos que precisam atuar como educadores na área de música, por licenciados de outra área e que tem a necessidade de lecionar ou participar de ações que tem a música como protagonista; além de é claro bacharéis e licenciados em música – seja erudita e popular.

A pós-graduação em música concede o título de especialista, é uma pós lato sensu. Um diploma que oferece direitos para o portador, como lecionar em um programa de mesmo nível, por exemplo, e lecionar em programas de bacharelado, licenciatura e até técnico.

Mas mais que o que o diploma, a especialização visa cultivar o fomento metodológico e a formação continuada do educador em música. Estamos em uma fase de amplo desenvolvimento sociocultural, o mundo se transformando e a educação precisa progredir.

A educação musical possui traços de aprisionamento a processos arcaicos.

Alguns modelos de pós-graduação em Educação Musical olham apenas para o ensino regular.

No Souza Lima, a pós que eu coordeno e idealizei, tem o objetivo alicerçar a formação do educador das práticas coletivas do ensino regular aos conhecimentos específicos – de um instrumento, do arranjador ou do compositor.

É um programa com viés de desenvolvimento metodológico, e a troca de experiência entre os discentes é de vital importância. Aprimorando-se em conjunto podemos desenvolver expertises mais profundas quanto a formação musical.

Quer ser inscrever no programa? Saiba mais aqui!

Quais seus planos que fazem valer a pena fazer pós em educação musical? Possui dúvidas? Escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br

O processo seletivo do programa é realizado por análise curricular, e entrevista, com o objetivo de constituir uma turma coesa quanto a objetivo e formação. Para que desse processo a especialização se estabilize de maneira a propiciar aos estudantes o melhor da educação musical. E nesse momento, o processo seletivo, está aberto para preenchimento de vagas!

Publicado em março de 2019, e atualizado em primeiro de novembro de 2021.

SHARE
Previous articlePreparatório para Vestibular de Música
Next articlePara que um produtor musical precisa conhecer leis de incentivo?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/