Uma breve história da guitarra no Brasil

joão marcondes

O Brasil desenvolveu ainda na década de 1940 um protótipo chamado pau de corda, uma espécie primitiva da guitarra elétrica cujo objetivo era solucionar as questões de realimentação dos trios elétricos do carnaval baiano.

Esse instrumento possuía um braço com quatro cordas, assim como um cavaquinho. Não havia caixa de ressonância, com captador fixado sobre um corpo sólido. O instrumento primitivo brasileiro chamava-se pau de corda, e aprimorou-se até estabelecer-se como guitarra baiana.

A guitarra elétrica norte-americana ingressou na música brasileira na década de 1960. Através dos festivais, um guitarrista argentino da banda Beat Boys, Tony Osanah apareceu com o invento norte-americano interpretando ao lado de Caetano Veloso o sucesso “Alegria, Alegria”, símbolo do Tropicalismo brasileiro.

O Brasil não criou o instrumento internacional, esse invento fica para os norte-americanos, a guitarra baiana é realmente outro instrumento.

Mas o Brasil como adepto da antropofagia transformou a linguagem – consolidando estilos, gêneros, formas, aspectos da canção se diluíram, e a guitarra elétrica ingressou ao fazer musical brasileiro.

Houve no Brasil uma resistência ao invento, gerando até passeata que na verdade criticava mais que o instrumento o imperialismo norte-americano. Nessa passeata participaram nomes como Jair Rodrigues, Elis Regina e até mesmo Gilberto Gil.

E mesmo ao passar da resistência em meio a ditadura militar brasileira, a guitarra respirou, e como em todo mundo prosperou.

Lanny Gordin, Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Toninho Horta, Olmir Stocker, são nomes de uma primeira geração de guitarristas brasileiros elétricos que desenharam o estilo do instrumento no Brasil.

Pepeu Gomes e o instrumento dos Novos Baianos. Sérgio Dias e e os Mutantes. Luís Carlini nos discos da Rita Lee, da década de 1970, para um segundo paradigma do instrumento onde alguns caminharam em transposição, como o próprio Roberto Menescal, que atuava como violonista em grupos de jazz, também com o tempo transformou-se em guitarrista.

Para 1980…

Na década de 1980, Paulo Bellinati tocando guitarra no grupo Pau Brasil, é uma referência ao estilo da guitarra elétrica no Brasil.

Existe uma linhagem da guitarra brasileira. E existe também o ROCK nacional, onde surgiram diversos nomes como Kiko Loureiro que hoje atua no Megadeth e Edu Ardanuy, ou voltando um pouco mais ao início da década de 1980 com Herbert Vianna e Edgar Scandurra – dos Paralamas do Sucesso e do Ira! respectivamente.

Tal qual existe uma geração que se dedica diretamente ao jazz.

 

João Marcondes

SHARE
Previous articleQual instrumento musical de sopro é mais fácil de tocar?
Next articleComo estudar na Berklee?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.