08 mar Um músico precisa ter rede social?
Um músico precisa ter rede social?
Se estamos entendendo rede social como facebook e afins, a resposta com certeza, é não. Um músico precisa se dedicar a sua qualificação.
Eu mesmo nunca tive Orkut, tive facebook por menos de um ano, e tenho instagram há apenas um ano e meio para dois anos, e sinto vontade, diariamente, de não ter mais.
Para que?
As redes ajudam a nos manter atentos, e observando o movimento do mercado, mas é importante ressaltar que uma carreira se sustenta de maneiras muito mais profundas do que em uma rede social. E para falar a verdade pela forma que uso, nem sei se tenho de fato rede social.
Justamente muitas pessoas constroem vidas hipotéticas nessas redes sociais, e isso é o mesmo para músicos – instrumentistas, artistas, e até “educadores” musicais. Gastam tempo com bobagens, e alguns valores bastante questionáveis.
Basta dizer-se ali algo e sustentar e de repente você pode ter algumas centenas ou milhares de seguidores. Hoje ter seguidores é sinônimo de algum valor, o que convenhamos é uma bobagem imensa.
Um músico precisa ter rede social, se estivermos falando de conexões com outros músicos, mas isso é melhor mesmo se for na vida real.
#VemProSouzaLima
E se tiver ou não tiver rede social, evite ao máximo stalkear colegas, invadir páginas de outros músicos com intuito de diminuir o trabalho alheio, e ainda mais para tentar manipular opiniões com fragmentos de comunicação. Ética em primeiro lugar.