Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

Uma questão interessante trazida por um leitor, principalmente por fazer parte do imaginário, função e ação de um maestro. Afinal: Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

A resposta é não. Não é preciso tocar sequer um instrumento. Porém é preciso conhecer os valores principais de um instrumento: timbre, tessitura, capacidade de intensidade, expressividade, controle de sonoridade, e transposição se houver.

Em dado momento da história o que conhecemos como maestro (nesse caso sinônimo de mestre, a quem conhece brevemente a técnica dos instrumentos de uma banda ou fanfarra, e os ensina minimamente), foi protagonista da construção musical, principalmente em pequenas cidades ou em agrupamentos militares.

Como foi mencionado, maestro como sinônimo de mestre.

O maestro, ou melhor o regente, pode ter tido um instrumento principal, mas a regência necessita uma manutenção estética, fisiológica e técnica única, que necessita tanta dedicação quanto a prática de um instrumento. Talvez até mais.

Verifique então a importância da consciência e nomenclatura, sempre recordando-se de que as nomenclaturas variam ao longo dos tempos e até mesmo em regiões do Brasil e do mundo.

Gostou da publicação?

Compartilhe. Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

#VemProSouzaLima