23 ago Um acorde diminuto pode ter sétima maior?
Um acorde diminuto pode ter sétima maior?
Sim! Deve! Vamos entender como!
A primeira vista a questão parece incoerente, correto? Um acorde diminuto ao montarmos os campos harmônicos ou terão sétima menor, primeiramente, compondo a tétrade chamada meia diminuta, ou sétima diminuta.
Sobretudo a tríade diminuta recebe sétima diminuta nas estruturas provenientes das escalas menores harmônicas e das menores melódicas.
E a sétima maior então?
A sétima maior para uma tríade diminuta com sétima diminuta antecipadamente, a tétrade diminuta, se comporta como extensão de acorde.
Em primeiro lugar a tétrade diminuta é um acorde simétrico. Todas os graus estão exatamente postos na mesma distância quando o acorde está em estado fundamental e posição aberta.
Observe:
Dó diminuto – tríade diminuta com sétima diminuta, possui o conjunto dó – mi bemol – sol bemol – si dobrado bemol. A simetria faz com que cada nota seja fundamental de um acorde diminuto, de mesmo conjunto.
Ré sustenido diminuto – ré sustenido, fá sustenido, lá e dó.
Fá# diminuto – fá sustenido, lá, dó e mi bemol.
Lá diminuto – lá, dó, mib e sol bemol.
De antemão a sétima maior de dó diminuto é Si. Enquanto a sétima maior de ré sustenido diminuto ou mi bemol diminuto é ré. De fá sustenido diminuto ou sol bemol diminuto é fá. E de lá diminuto a sétima maior é sol sustenido.
As sétimas maiores serão as extensões de todos!
Essas quatro notas, sétimas maiores – si, ré, fá e sol#, serão extensões dos quatro acordes diminutos – C° – Eb° – F#° e A°.
Que recebem sétima maior, nona maior, quarta justa e sexta menor.
Estruture em um piano ou um programa de escrita de partitura o acorde de dó diminuto, tétrade diminuta, e acrescente o si, depois o ré, o fá e o sol#. Lindo!
Alguém poderia perguntar agora sobre AVOID NOTE! E eu principalmente diria – evita nada não. A música é a arte de equilibrar instabilidade e estabilidade.
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#VemProSouzaLima